Notícias Notícias

Voltar

Comunicadores do HU-UFMA participam de Encontro Nacional da Rede Ebserh

ENCONTRO

Comunicadores do HU-UFMA participam de Encontro Nacional da Rede Ebserh

Evento debateu a política de comunicação social da Ebserh e proporcionou a atualização sobre temas da área

Nos dias 31 de agosto e 1° de setembro, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), realizou o 1º Encontro de Comunicadores da Rede Ebserh na sede da estatal, em Brasília (DF). O evento teve o intuito de alinhar os serviços de comunicação e aperfeiçoar o trabalho em rede.

O HU-UFMA esteve representado por dois profissionais da assessoria comunicação: os jornalistas Fernando Oliveira e Alexsandra Jácome. Na ocasião, foram discutidos a Política de Comunicação Social, demandas e reivindicações, além da realização de palestras para representantes de 39 unidades de saúde filiadas e da sede.

Na abertura do encontro, o presidente da Ebserh, Kleber Morais, destacou que, com o trabalho realizado pela Comunicação, percebe-se uma mudança de comportamento nos hospitais da Rede Ebserh. “A Comunicação muda a visão dos colaboradores, incentiva, informa. Também tem o poder de modificar a maneira como a sociedade percebe o nosso trabalho e dá transparência, o que é fundamental”, declarou.

Em seu primeiro evento como vice-presidente, Paulo Henrique Bezerra, destacou que os comunicadores têm a oportunidade e o dever de acelerar o processo de mudança no país. "Isso passa pela gestão, controle, transparência e eficiência operacional de nossos hospitais. Esses pilares devem nortear nosso trabalho, e a comunicação tem um papel crítico e extremamente importante nesse contexto”, afirmou.

Natalia Tavares, coordenadora de Comunicação Social, reforçou a importância que tem o trabalho da comunicação em rede, integrando sede e filiais. “Este 1° Encontro de Comunicadores vai nos proporcionar uma oportunidade única de trocarmos experiências e absorvermos conhecimento estando a maioria dos profissionais reunidos em um mesmo lugar. Meu objetivo é inserir esse Encontro no calendário fixo da Rede Ebserh e realizá-lo a cada seis meses”, disse.

As palestras sobre Gestão de Crises Corporativas e Assessoria de Comunicação e Relacionamento com a Imprensa foram conduzidas por João José Forni, mestre em Comunicação e especialista em Gestão Estratégica. No segundo dia do evento, Sandra Branchine conduziu a palestra Planejamento e Organização de Eventos em Rede, enquanto que os analistas da DGPTI André Noronha e Hilton Sobrinho explanaram sobre o alinhamento dos sites da Ebserh.

O jornalista Fernando Oliveira, chefe da Unidade de Comunicação do HU-UFMA, considerou positiva a oportunidade de discutir temas comuns à rotina dos responsáveis pela comunicação nos hospitais universitários. “As unidades da Rede diferem em tamanho e grau de complexidade, mas os protocolos são bastante parecidos. Cada um enfrenta, como pode, as dificuldades do dia a dia. Ao propor o debate desse processo, a Ebserh quer alinhar a comunicação da rede e, ao mesmo tempo, garantir a superação de fragilidades individuais. Isso é importante para assegurar maior eficiência na comunicação, aproximar a instituição dos seus públicos e fortalecer a imagem da empresa”, enfatizou.   

Para a jornalista do HU-UFMA, Alexsandra Jácome, o momento oportunizou a integração dos comunicadores da Rede Ebserh, além da importante atualização sobre assuntos que envolvem a área. “O evento foi bastante produtivo por proporcionar o compartilhamento de informações entre os comunicadores dos 39 hospitais que compõem a Rede Ebserh. Essa troca de experiências nos ajuda a construir coletivamente uma comunicação mais eficiente e alinhada com os objetivos da sede e dos hospitais filiados. A comunicação é a mantenedora e a responsável por toda a informação que circula dentro e fora da instituição, o que nos torna cada vez mais estratégicos dentro da empresa”, avaliou.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

Ascom do HU-UFMA