NUTIS - Núcleo de Tecnologia em Saúde NUTIS - Núcleo de Tecnologia em Saúde

Ensino e Pesquisa - NUTIS - Núcleo de Tecnologia em Saúde

NUTIS - Núcleo de Tecnologia da Informação em Saúde

 

Apresentação

O conceito de telessaúde pode ser colocado como a prestação de cuidados de saúde e intercâmbio de informações em saúde através de distâncias consideráveis, que ao lado da falta de tempo, é um importante obstáculo, o qual continua a ser superado cada vez mais no século XXI. Segundo a Organização Mundial de Saúde, entende-se por telemedicina a oferta de serviços ligados a saúde, tanto em clínica como em cirurgia, por intermédio de tecnologia.

Sob este contexto, em setembro de 2007, foi instituído o Núcleo de Tecnologia da Informação em Saúde (NUTIS), Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), no 4º andar da sua Unidade Presidente Dutra (HUPD), através da portaria n° 107/2007, com natureza multidisciplinar, interdisciplinar e interinstitucional, visando à implantação do Programa de Telessaúde na instituição4. O mesmo teve ainda sua estrutura organizacional, objetivos, atribuições e funcionamentos discriminados em um regimento interno aprovado cerca de um mês após sua implantação.

Desde a sua inauguração o NUTIS já foi palco de 295 eventos, sendo 11 em 2007, 120 em 2008 e 168 em 2009, incluindo atividades diversas, como participação em Grupos Especiais de Interesse (Special Interesting Groups, SIGs) da RUTE, palestras, atividades de graduação e pós-graduação, reuniões interinstitucionais, como as reuniões entre ligas de Telessaúde do Brasil (Litel-UFMG, LTS-UFMA, PUC-RS, etc.) e produção de material audiovisual, com filmagem de cursos (capacitação e atualização) e congressos. Dentre estas, destacam-se a participação na Rede Nordeste de Biotecnologia, o Pré-Vestibular da Cidadania (realizado em conjunto com a UNIVIMA) e o SIG de Telecoloproctologia criado e coordenado pelo Núcleo.

Estrutura
A estrutura consiste em um auditório com isolamento acústico, climatizado com capacidade para 60 pessoas, equipado com computador, dois equipamentos pare videoconferência (fixo e móvel), uma TV plana de 42 polegadas, data show, câmeras de alta definição, microfones sem fio e de mesa, a parelho de DVD, amplificadores. Já serviu como campo para bolsistas, extensionistas, e estagiários que, atualmente em número de dois, brevemente deverão ser efetivados no setor. Atuam ainda dois funcionários efetivos, sendo um deles o Coordenador, Prof. Msc. Humberto Oliveira Serra, que também foi Coordenador da Residência Médica do HUUPD.

Clique aqui para acessar o website do NUTIS