Atenção à Saúde Atenção à Saúde

Representante do HU-UFMA participa de Câmara Técnica em Brasília

Reunião

Representante do HU-UFMA participa de Câmara Técnica em Brasília

Câmara Técnica foi criada para discutir a identificação de pacientes, leitos e controle de acesso

Na última quinta-feira, 19, foi realizada, na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, a terceira reunião da “Câmara Técnica sobre Identificação de Pacientes, Leitos e Controle de Acesso”, sob a coordenação do Serviço de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP), vinculado à Coordenação de Gestão da Clínica da Diretoria de Atenção à Saúde.

A Câmara foi criada sob demanda do Comitê Ebserh de Segurança do Paciente e tem como objetivo elaborar o ‘Protocolo Ebserh de Identificação de Pacientes, de Leitos, de Acompanhantes, de Visitantes, de Funcionários, de Estudantes, de Professores, de Riscos Assistenciais e o Controle de Acesso’, estabelecendo padrões mínimos a serem implementados por todas as filiais.

O protocolo Ebserh será baseado no protocolo nacional publicado pelo Ministério da Saúde e otimizado para atingir níveis elevados de padrões de segurança nos hospitais universitários. “Este protocolo contempla umas das metas internacionais de segurança do paciente – A Identificação Correta do Paciente – a qual é muito importante para garantia da segurança do processo assistencial”, enfatizou o chefe substituto do SVSSP, José Carlos dos Santos. A publicação deste protocolo está prevista para maio de 2015 e será implementado nos hospitais a partir do segundo semestre deste ano.

Participaram da reunião especialistas no assunto da Diretoria de Atenção à Saúde, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP), do HUWC-UFC, do HUGD-UFGD, do HC-UFMG e do HU-UFMA. Representando o Hospital Universitário da UFMA esteve a enfermeira e chefe do Setor de Apoio Diagnóstico, Nídia Lícia Sodré Pinheiro.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh