Apresentação Ouvidoria Apresentação Ouvidoria

Apresentação Ouvidoria

A Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, implantada desde de janeiro de 2013, é um serviço que viabiliza a comunicação do cidadão com a administração do HU-UFPI, buscando o aprimoramento contínuo da gestão, atenção à saúde, ensino, pesquisa e extensão.

Sua atribuição fundamental é receber, analisar, classificar, registrar e encaminhar as manifestações dos usuários (reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios), identificando a partir de cada manifestação a magnitude de um eventual problema de gestão subjacente, de modo a contribuir para a solução desse problema no âmbito do HU-UFPI, apresentando sugestões e informações pertinentes.

Tem como objetivos:

I - Incentivar o controle social para o exercício da cidadania;

II – Atuar como instrumento para aprimoramento da qualidade de serviços prestados no hospital;

III – Garantir ao cidadão o direito à informação.

A ouvidoria funciona como um agente promotor de mudanças, favorecendo a uma gestão flexível e voltada para a satisfação das necessidades do cidadão, contribuindo para a garantia de uma prestação de serviços públicos de qualidade e para a efetivação de direitos.

Na ouvidoria, a análise das manifestações recebidas serve de base para informar ao dirigente do órgão sobre a existência de problemas ou sugestões e, como consequência, induzir mudanças estruturais ou melhorias conjunturais.

A Ouvidoria encaminha resposta ao cidadão imediatamente quando a dispuser, ou no prazo de até 20 (vinte) dias, contados a partir do registro da demanda, podendo ser prorrogado por 10 (dez) dias quando a manifestação envolver área diferente da inicial.

Regimentalmente, a Ouvidoria deve: 

1. Receber as manifestações apresentadas pelos requerentes, dando-lhes o devido encaminhamento, mesmo aquelas sem identificação, caso as razões do anonimato sejam consideradas justificáveis, a critério do titular da Ouvidoria do hospital;

2. Buscar dados complementares relacionados com a manifestação recebida, quando necessário;

3. Rejeitar e determinar o arquivamento de manifestações improcedentes, mediante justificativa fundamentada, com notificação ao requerente;

4. Atender o manifestante com cortesia e respeito, sem discriminação ou pré-julgamento, dando-lhe resposta de forma clara e objetiva no menor prazo possível;

5. Agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça, resguardando o sigilo das Informações. 

Quem pode utilizar os serviços da Ouvidoria?

Todo cidadão do público interno e externo do HU-UFPI, ou seja, Professores e Alunos, Pesquisadores, Prestadores de Serviços, Fornecedores, Servidores, Empregados e cidadãos em geral, podem registrar sua manifestação na ouvidoria.

Como entrar em contato com a Ouvidoria?

O registro das manifestações, com garantia de sigilo das informações, é realizado de várias formas:

·      Presencial, na sala da Ouvidoria;

·      Caixas de Sugestão, disponibilizadas nas recepções do HU-UFPI. Acesse aqui o formulário, imprima, preencha e deposite nas caixas;

·      Sistema de Informações Gerenciais da Ebserh. Registre aqui sua Manifestação;

·      Carta de encaminhamento à Universidade Federal do Piauí / Hospital Universitário;

·      Por Telefone.

O que a Ouvidoria não Faz?

A ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comitê de ética.

Ouvidoria e SIC atuam da mesma forma?

Não. O Serviço de Informação ao Cidadão (LAI), criado pela Lei 12.527/2011, existe para que o usuário tenha acesso amplo à informação. A regra agora é o acesso, o sigilo é exceção. Já na ouvidoria, o cidadão encontrará respostas sobre questões que estão impactando na qualidade do atendimento que está recebendo.

 

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Ouvidora / Autoridade responsável pelo monitoramento da Lei de Acesso à Informação: Leila Leal Leite
Assistente da Ouvidoria: Fernanda Gomes Viana
Secretária: Camilla Caroline Lima Oliveira
Responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC): Fernanda Gomes Viana

 

Telefone: (86) 3228-5308

Endereço: Universidade Federal do Piauí / Hospital Universitário. Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Avenida Universitária, S/Nº, Bairro Ininga. CEP: 64048-901 - Teresina, Piauí.

Email: ouvidoria.hupi@ebserh.gov.br

Site: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-ufpi/

 

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Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares