Apresentação Ouvidoria Apresentação Ouvidoria

Apresentação Ouvidoria

A Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, implantada desde de janeiro de 2013, tem como serviço viabilizar a comunicação do cidadão com a administração do HU-UFPI, buscando o aprimoramento contínuo da gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa.

Sua atribuição fundamental é receber, analisar, classificar, registrar e encaminhar as manifestações dos usuários, tais como reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios.

Os objetivos da Ouvidoria do HU-UFPI são:

I - Incentivar o controle social para o exercício da cidadania;

II – Atuar como instrumento para aprimoramento da qualidade de serviços prestados no hospital;

III – Garantir aos cidadãos o direito à informação.

Desta forma, a Ouvidoria funciona como um agente promotor de mudanças, favorecendo a uma gestão flexível e voltada para satisfação das necessidades do cidadão, contribuindo com a garantia da efetivação dos seus direitos e uma prestação de serviços públicos de qualidade.

 

 A resposta ao cidadão ocorre:

• Imediatamente quando a informação estiver disponível;

• No prazo de 30 (trinta dias) contados a partir do registro da manifestação, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período conforme o artigo 16 da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017.

 

Regimentalmente, a Ouvidoria deve: 

• Receber as manifestações apresentadas pelos requerentes, dando-lhes o devido encaminhamento, mesmo aquelas sem identificação, caso as razões do anonimato sejam consideradas justificáveis, a critério do titular da Ouvidoria do hospital;

• Buscar dados complementares relacionados com a manifestação recebida, quando necessário;

• Rejeitar e determinar o arquivamento de manifestações improcedentes, mediante justificativa fundamentada, com notificação ao requerente;

• Atender o manifestante com cortesia e respeito, sem discriminação ou pré-julgamento, dando-lhe resposta de forma clara e objetiva no menor prazo possível;

• Agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça, resguardando o sigilo das Informações. 

 

Quem pode utilizar os serviços da Ouvidoria?

 

Cidadãos em geral, Usuários, Professores, Alunos, Pesquisadores, Prestadores de Serviços, Fornecedores, Servidores e Empregados.

 

Como entrar em contato com a Ouvidoria?

O registro das manifestações, com garantia de sigilo das informações, é realizado de várias formas:

• Presencial, na sala da Ouvidoria;

• Urnas físicas, disponibilizadas nas recepções e nos postos de internação do HU-UFPI. Acesse aqui o formulário, imprima, preencha e deposite nas urnas;

• Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Informações Gerenciais da Ebserh. Registre aqui sua Manifestação;

• Por Email: ouvidoria.hupi@ebserh.gov.br

•  Correspondência ou Carta endereçada ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Avenida Universitária, S/Nº, Bairro Ininga. CEP: 64049-550 - Teresina, Piauí.

• Por Telefone: (86) 3228-5308.

 

O que a Ouvidoria não Faz?

A Ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comitê de ética.

 

Ouvidoria e SIC atuam da mesma forma?

Não. O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), criado pela Lei nº 12.527/2011, existe para que o usuário tenha acesso amplo à informação. A regra agora é o acesso, o sigilo é exceção. Na Ouvidoria, o cidadão encontrará respostas sobre questões que estão impactando na qualidade do atendimento que está recebendo.

 

Horário de atendimento:

De segunda à sexta-feira das 07h30min às 12h e das 13h às 17h.

 

Ouvidora e Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação:

Leila Leal Leite

Assistente  Administrativo da Ouvidoria:

Fernanda Gomes Viana

Secretária da Ouvidoria: 

Camilla Caroline Lima Oliveira

Responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC): 

Fernanda Gomes Viana / Camilla Caroline Lima Oliveira

 

Conte conosco!  

Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares