COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA

COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA

COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA

 

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP / HU-UFPI é um colegiado interdisciplinar e independente, designado pela Portaria nº 26, de 25 de maio de 2015.

 

MEMBROS EFETIVOS:

Ione Maria Ribeiro Soares Lopes – Medicina

Ana Lina de Carvalho Cunha Sales – Nutrição

Lia Cruz Vaz da Costa Damásio – Medicina

Ana Lúcia França da Costa – Medicina

Sávia Raquel Costa Normando – Medicina

Jeamile Lima Bezerra – Farmácia

Érida Zoé Lustosa Furtado – Enfermagem

Lenora Conceição Lopes Campelo Vieira – Representante dos Usuários

 

MEMBROS SUPLENTES:

Laís Carvalho Sá – Enfermagem

Lídia Ribeiro de Carvalho – Nutrição

Dinah Sá Rezende – Enfermagem

José Couras da Silva Filho – Farmácia

Ediwyrton de Freitas Morais Barros – Medicina

Danielle Pereira Dourado – Enfermagem

Maria do Socorro Teixeira Moreira Almeida – Medicina

Fernanda Souza Marinho e Silva – Representante dos Usuários

 

Downloads

Autorizacao Institucional

Carta de Encaminhamento

Declaracao dos Pesquisadores

Instruções Plataforma Brasil

Orientações Plataforma Brasil

Roteiro Para A Elaboração Do Termo De Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

 

Termo de Confidencialidade
 

Definição

Documento no qual o pesquisador assume responsabilidade sobre as informações recebidas ou obtidas em exames, observações, gravações de voz e imagens (em fitas, vídeos, banco de dados), prontuários e outros meios, relativas aos sujeitos da pesquisa. 


O Termo de confidencialidade deve respeitar normas internas das instituições onde serão realizadas as pesquisas como, por exemplo, prontuários e bases de dados tomando por base a Resolução 466/12. 

O termo de confidencialidade deve prever medidas que assegurem privacidade e confidencialidade como proteção da imagem dos participantes da pesquisa, evitando a estigmatização dos mesmos e de sua comunidade, inclusive em termos de auto-estima, prestígio social e/ou econômico-financeiro.No caso de utilização de material biológico e dados obtidos na pesquisa, deve ser garantido que os mesmos serão utilizados segundo o que estabelece o atual protocolo e projeto de pesquisa proposto para análise no Comitê de Ética em Pesquisa. Os participantes devem ser informados, quanto aos possíveis limites do pesquisador e/ou sua equipe possa ter quanto as possibilidades de quebras de sigilo e confidencialidade.


Pesquisas institucionais devem igualmente oferecer aos participantes as mesmas garantias de preservação da privacidade, do sigilo e confidencialidade.Por fim não se deve esquecer que a privacidade “engloba a intimidade da vida privada, a honra das pessoas, significando que a pessoa tem o direito de limitar a exposição de seu corpo, sua imagem, dados de prontuário, julgamentos expressos em questionários, etc.” Toda pessoa dever ser considerada com autonomia para definir a exposição de sua privacidade ao participar de uma pesquisa. Os casos onde a autonomia está reduzida ou comprometida devem ser considerados segundo as resoluções da CONEP e legislação brasileira em vigor.

Para obter um modelo do Termo de Confidencialidade faça download no link:

TERMO DE CONFIDENCIALIDADE

TERMO DE COMPROMISSO DE UTILIZAÇÃO DE DADOS

 

Portarias
Portaria nº 06/2018, de 09 de janeiro de 2018 - Altera a composição do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, instituído pela Portaria nº 26, de 25 de maio de 2015.
 
Portaria nº 19/2018, de 25 de janeiro de 2018 - Designa membro efetivo como Vice Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí.