Grupos de Apoio Grupos de Apoio

Grupos de apoio

Associação de Portadores da Doença de Crohn e Retocolite do Norte e Nordeste do Brasil

(ACRONN-BR)

Associação de Portadores da Doença de Crohn e Retocolite do Norte e Nordeste do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é apoiar os cidadãos com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), além de ser um instrumento legal que representa os associados junto aos órgãos públicos. No Hospital Universitário do Piauí, a ACRONN desenvolve atividades através de grupo de auto-ajuda que se reúne mensalmente para falar de temas relacionados a doença. O objetivo é conhecer de perto os problemas enfrentados pelos cidadãos e buscar ajuda para os mesmos por meio do apoio de equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista, psicólogo e assistente social.

 

E-mail: acronbr@gmail.com

Site: www.acron.org.br / Facebook: Acronn-Br-Piauí

 

 

Programa de Tratamento do Tabagismo

O Programa de Tratamento do Tabagismo funciona no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) tendo, como um de seus objetivos, alertar e sensibilizar a população sobre os males provocados pelo tabagismo.

As ações desenvolvidas contribuem para evitar as doenças sistêmicas, a cronificação de algumas doenças, como a acentuação da pressão arterial, o aumento do risco do acidente vascular cerebral e a ocorrência do câncer de pulmão.

O Programa, idealizado pelo Prof. Dr. Francisco Teixeira Andrade, da Universidade Federal do Piauí, começou a funcionar em 2008 no ambulatório do HU-UFPI e é considerado o primeiro centro de referência em atendimento ao fumante no estado. Atualmente conta com uma equipe que abrange dez categorias profissionais, incluindo médico, enfermeira, psicóloga, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutico, técnico de enfermagem e educador físico.

Para participar do Programa de Tratamento do Tabagismo, os fumantes precisam fazer um cadastro, de forma voluntária, pessoalmente ou por telefone.

 

Contato: (86) 3228-5353

Grupo de Feridas e Curativos

O Grupo de Estudos e Pesquisa da Pele - GEPPe foi criado em dezembro de 2013 com a finalidade de avaliar e planejar a prevenção e o tratamento de lesões de pele e o manejo de ostomias, drenos e incontinências no âmbito do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí.  A missão do GEPPe é prestar cuidado integral de qualidade aos usuários do HU UFPI portadores de feridas, estomias e incontinências no Estado do Piauí em níveis terciário e quaternário com vistas a relações com ensino, pesquisa, extensão e práxis. A visão é ser referência no cuidado integral aos portadores de feridas  como centro de excelência no tratamento de lesões de pele, com reconhecimento pela qualidade da assistência pautado nos valores da ética, eficiência, segurança, humanização e compromisso com ensino aprendizagem e práxis.


Contato: (86) 3228-5213