Notícias Notícias

Voltar

Troféu faz menção a unidades que mais notificam no HU-UFPI

VIGIHOSP

Troféu faz menção a unidades que mais notificam no HU-UFPI

As notificações são feitas através do VIGIHOSP, software desenvolvido pela Diretoria de TI e Gestão de Processos da EBSERH.

As chefias da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais, da Unidade de Vigilância em Saúde e do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), produziram prêmio confeccionado em placa de acrílico no formato de troféu, a ser oferecido ao local de trabalho do Hospital que mais notificar eventos adversos, incidentes ou queixas técnicas.

 Esta premiação acontece da seguinte forma: o troféu é entregue a equipe vencedora, permanecendo afixado no setor durante todo o mês, mudando de setor no início do mês seguinte, caso outro setor supere o número de notificações.  As notificações são ser feitas através do VIGIHOSP, software desenvolvido pela Diretoria de TI e Gestão de Processos da EBSERH.

É de extrema valia a notificação dos eventos adversos, incidentes ou queixas técnicas para que seja realizada a devida avaliação e tomada de providências pela equipe de investigadores. As investigações das notificações são feitas por funcionários lotados no Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente e por membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HU-UFPI.

“As notificações não são para punir, mas para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes”, ressalta Laís Carvalho de Sá, Enfermeira, Chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, ligada ao Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente. As notificações servem para que possamos monitorar e gerenciar riscos na assistência aos pacientes”, completa Maria do Socorro Rêgo de Amorim, Enfermeira, Chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais, também vinculada ao Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente.

Em junho, primeiro mês em que houve a entrega do troféu, o campeão foi o Posto 3. “É um reconhecimento ao compromisso dos profissionais no propósito de buscar uma maior qualidade na assistência por meio da notificação e acompanhamento desses indicadores. Assim, a equipe sentiu-se motivada a permanecer vigilante”, diz Adriana Kirley, Enfermeira do Posto 3. A entrega do troféu ocorreu em 13 de junho, com a presença do Superintendente do HU-UFPI, Médico Dr. José Miguel Parente.

E neste mês, o título ficou com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “É o reconhecimento ao trabalho desempenhado por toda a equipe quanto às notificações, que só trarão melhorias”, enfatiza Celia, Fonoaudióloga da UTI. A Enfermeira Dra. Maria Zélia de A. Madeira, Gerente de Atenção em Saúde em exercício e Chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, representou a superintendência na entrega do troféu, que ocorreu em oito de julho. 

Imagens: