Notícias Notícias

Voltar

Estudantes da UFPI são recepcionados no HU

Ensino

Estudantes da UFPI são recepcionados no HU

Em solenidade realizada no auditório do hospital, os alunos de graduação da UFPI receberam as boas-vindas e as primeiras orientações sobre as atividades que irão desenvolver neste semestre letivo.

Na manhã desta segunda-feira (14), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) recepcionou, em solenidade realizada no auditório do hospital, os alunos de graduação que irão desenvolver, ao longo deste semestre letivo, atividades acadêmicas no HU. A programação incluiu, ainda, uma apresentação institucional e visita a setores do Hospital Universitário.

Durante o evento, o Superintendente do HU-UFPI, Prof. Dr. José Miguel Luz Parente, destacou o papel do HU-UFPI como centro formador de recursos humanos. “Os alunos de graduação foram a razão maior da criação de um hospital escola dentro da UFPI e, por isso, a equipe que atua no HU procura, diariamente, cumprir esse importante papel de formar recursos humanos qualificados para o exercício profissional em diversas áreas do conhecimento, por meio das disciplinas aqui ministradas, da oferta de estágios, residências e outras atividades que estimulam o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr.  José Arimatéia Dantas Lopes, ressaltou a parceria existente entre a administração superior da UFPI e a superintendência do HU. “Essa parceria resulta em ganhos para todos os envolvidos. Os grupos que atuam no HU e a ação dos estudantes contribuem para a qualidade das atividades acadêmicas aqui desenvolvidas, bem como para a qualidade da assistência prestada aos usuários dos serviços ofertados. Essa união tem feito deste um grande hospital”, destacou.

O Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Prof. Dr. Viriato Campelo, mencionou que a integração entre pesquisa, ensino e extensão é vital para a boa formação dos alunos. “Uma boa formação exige essa integração e, nesse sentido, não estamos medindo esforços para ampliar as atividades de pesquisa e de monitoria”, afirmou.

A Coordenadora da Assessoria de Apoio Pedagógico, Profa. Dra. Rosalina Gomes do Nascimento, mencionou, na ocasião, que “a Pró-reitoria de Ensino de Graduação está aberta ao diálogo com os alunos que desenvolvem atividades no HU para que, durante essa importante prática, o processo ensino-aprendizagem seja exitoso”.

A Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Dra. Marta Rosal, relatou sobre a importância do hospital como um campo de prática aos estudantes. “Contar com um hospital para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão trata-se de uma grande oportunidade para o aluno. Eles são, com certeza, os maiores beneficiários do trabalho que desenvolvemos aqui”, disse.

A estudante do primeiro período de Medicina, Kássia Jayne Nascimento Gomes, avaliou positivamente a oportunidade de desenvolver atividades práticas no HU-UFPI. “Para o Curso de Medicina, é de extrema importância um local para práticas para que possamos sair melhor preparados para o mercado de trabalho. O HU, com todas as suas qualidades, irá contribuir para que eu me torne uma profissional de qualidade”, ressaltou Kássia.

Imagens: