Notícias Notícias

Voltar

Atuação de profissional de educação física do HU é tema de palestra

PALESTRA

Atuação de profissional de educação física do HU é tema de palestra

O educador físico Ayslan Araújo, especialista em educação física hospitalar, foi convidado para falar sobre as suas atividades no HU

O educador físico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), Ayslan Araújo, recebeu um convite para palestrar, neste mês de setembro, acerca das atividades que desenvolve no HU-UFS. O evento ocorreu em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física numa faculdade particular de Aracaju. Em Sergipe, Ayslan é o único profissional na sua área especialista em atenção terciária hospitalar.

A programação reuniu referências de algumas áreas em Sergipe e alunos que desenvolvem estudos e pesquisas em educação física. Representando o HU-UFS, Ayslan proporcionou aos participantes um panorama pujante sobre a atuação do profissional de educação física na atenção terciária com enfoque na rede pública.

“Esta é uma oportunidade para expor o nosso trabalho no HU-UFS. A educação física hospitalar é um campo de trabalho novo e poucos entendem a nossa verdadeira função. Somos o único hospital em Sergipe com um profissional de educação física atuando junto aos pacientes”, explica Ayslan. No caso da cirurgia bariátrica, a título exemplificativo, o paciente internado no HU-UFS recebe a assistência do educador físico já no leito.

Entre os objetivos do trabalho desenvolvido no HU-UFS, Ayslan citou a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, bem como os seus aspectos cognitivos e reabilitações motora e cardiovascular. “Cabe menção também à melhoria dos componentes metabólicos dos pacientes, algo que se faz notório, por exemplo, nos indivíduos obesos”, relata.

Durante a palestra, Ayslan ressaltou os trabalhos realizados nos setores de cardiologia, endocrinologia, gerontologia, oncologia, ortopedia, pediatria, pneumologia e saúde mental do HU-UFS. No final, o educador físico lembrou algumas inserções positivas na imprensa e rendeu algumas homenagens a outros profissionais do HU-UFS que são parceiros nas atividades de educação física.

Para ler - ou reler - algumas das matérias já publicadas sobre as atividades de educação física no HU-UFS, clique nas imagens abaixo.

Por Luís Fernando Lourenço

Ayslan Araujo e Maria de Lourdes Feitosa Neta conduziram as apresentações.Ayslan Araújo, profissional de Educação Física do HU-UFS.Segunda edição do Pese Leve tem 63 participantes aptos