Notícias Notícias

Voltar

Superintendente do HU de Santa Maria conhece instalações do HU-UFS

VISITA

Superintendente do HU de Santa Maria conhece instalações do HU-UFS

Durante a visita, a superintendente do HUSM foi apresentada às instalações, abrangendo também os prédios recentemente inaugurados.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) recebeu nesta quarta-feira, 6, a visita da superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Elaine Resener. A gestora, que veio acompanhada do Cirurgião Geral e do Trauma e professor adjunto da UFSM, Ewerton Moraes, foi recepcionada pela superintendente do HU-UFS, Angela Silva, além de outros membros da gestão do HU de Sergipe.  

Para Angela, a ação fortalece a integração entre os hospitais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). “É muito importante o intercâmbio entre os hospitais para a troca de conhecimentos, de experiências, porque isso faz a rede como um todo se desenvolver ainda mais. Elaine é uma das superintendentes mais experientes, com uma vivência muito grande na área de saúde”, afirmou.

Já Elaine Resener destacou que o motivo da vinda ao HU-UFS é parte de um planejamento pessoal. “Sempre que estou em férias, procuro me programar para visitar os HUFs das cidades para as quais viajo. Não é uma missão oficial, mas costumo incluir essas visitas em minha programação por duas razões: primeiro para trocar experiências com hospitais da Rede Ebserh, segundo para estreitar relações”, comentou Elaine.

Durante a visita, a superintendente do HUSM foi apresentada às instalações do HU-UFS, abrangendo também os prédios recentemente inaugurados: o Anexo Hospitalar, incluindo o Centro de Diagnóstico e Imagem, e a reforma e ampliação da Ala Norte do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS).

“Não pude comparecer à inauguração das obras, mas prometi conhecer posteriormente as instalações, e estou saindo daqui extremamente encantada. Fico feliz de ver que o HU-UFS conseguiu trazer para essa nova área física várias ideias e boas práticas internacionais, o que é muito importante para a nossa rede. Fico encantada pelos trabalhadores, mas sobretudo pelos pacientes, que vão receber esses benefícios, e por nossos alunos, já que somos um hospital de formação”, declarou a superintendente do HUSM.

Prédios

O Anexo Hospitalar, quando estiver devidamente habilitado, com os serviços contratualizados e em pleno funcionamento, atenderá às áreas de Oncologia, Transplantes e Diagnósticos. O prédio tem uma área de 2.682 m², e conta com quatro pavimentos, sendo que no térreo funcionará a área administrativa. Os demais andares totalizam 51 leitos, sendo 16 de quimioterapia; seis para diálise; 26 leitos de enfermaria e três para servir à área de Transplantes.

Além desta área de mais de 2 mil m², o anexo terá um Centro de Imagem e Diagnóstico, acrescentando 515,59m² ao empreendimento e funcionando com procedimentos como ultrassonografia, teste ergométrico, eletrocardiograma, espirometria, mamografia com estereotaxia e polissonografia.

Já a Ala Norte, que ocupa 400m², será destinada à complementação diagnóstica e à triagem neonatal.

Presenças

Participaram da recepção, além da superintendente do HU-UFS, Angela Silva; o gerente administrativo Edélzio Costa Júnior; o gerente de Ensino e Pesquisa, Roque Almeida; a Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Ana Paula Vasconcelos; o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Raimundo Saturnino; o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Eraldo Oliveira; a assessora de Planejamento, Adriane Marques e a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico, Flávia Costa.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Por Andreza Azevedo

Imagens: