Notícias Notícias

Voltar

HU capacita servidores na Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

SIPAT

HU capacita servidores na Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

De 29 de outubro a 5 de novembro, o HU-UFS realiza uma série de atividades direcionadas à saúde e segurança do trabalho no serviço hospitalar.

Iniciou na segunda-feira, 29, a quarta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Até o próximo dia 5 de novembro, os colaboradores serão envolvidos numa série de palestras e interações, com facilitadores internos e convidados especiais, para o desenvolvimento de tema relacionado à prevenção de acidentes: saúde e segurança do trabalho no serviço hospitalar.

Na abertura do evento, o presidente da Cipa, Ailton Rocha, agradeceu o apoio dos colegas que com ele atuam como cipeiros e destacou as melhoras desenvolvidas ao longo da atual gestão. “Avançamos com a atualização dos mapas de riscos e iniciamos a produção de um boletim próprio para total transparência dos trabalhos da Cipa”, pontuou.

O superintendente em exercício do HU-UFS, Edélzio Costa, ressaltou a importância da conscientização coletiva sobre a prevenção dos acidentes de trabalho. “Atualmente, temos um fluxo muito grande de colaboradores circulando pelas dependências do hospital e do próprio Campus da Saúde. Achamos fundamental discutir problemáticas e ideias para cuidar da segurança do trabalhador, já que isso reflete na saúde laboral coletiva e no cuidado ao usuário do serviço”, asseverou.

Ainda durante a manhã, a Cipa entregou oficialmente os mapas de riscos ao serviço de engenharia do trabalho do HU-UFS e os certificados do último curso de prevenção e combate a incêndios, realizado em setembro de 2018. Houve sorteio de brindes e uma confraternização entre os participantes.

Primeiro dia: reforma trabalhista e novos desafios

A primeira palestra do dia 29 foi ministrada pelo procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Raymundo Júnior, que trouxe o tema da reforma trabalhista refletindo na saúde e segurança do trabalhador. “Apesar das discussões que envolvem a reforma trabalhista, a atividade dos profissionais da saúde, naturalmente, envolve alguns riscos, e o segredo para evitar esses riscos é a organização correta do trabalho. No serviço público, ainda com mais contundência, cada trabalhador deve ser auxiliar dos cipeiros para cumprir o que determinam as normas regulamentadoras”, salientou.

À tarde, os administradores do HU-UFS, Jerinaldo Júnior e Fernanda Oliveira, conversaram com os colaboradores sobre a gestão do ambiente de trabalho desta filial da Ebserh; em seguida, a convidada da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás), Adriana Oliveira, falou sobre a sua experiência como enfermeira numa das maiores organizações econômicas do Brasil, com ênfase no papel da empresa, dos empregados e do servidor público em saúde e segurança do trabalho.

Segundo dia: saúde do adulto no contexto do trabalho

Na terça-feira, 30, o psiquiatra Alexandre Silveira abriu as conversações do dia com uma mensagem sobre diagnósticos em psiquiatria nos ambientes de trabalho. Logo após, a psicóloga Beatriz Moura instigou os presentes a refletirem sobre o “quem sou eu”, ao relacionar o equilíbrio do profissional com o pessoal dentro da ideia de representação de adulto na contemporaneidade.

À tarde, uma conversa sobre desmaios ficou a cargo da cardiologista Daniela Martins. A especialista explicou os diversos tipos de desmaios – síncopes, na terminologia médica – e as suas diferentes origens, bem como os procedimentos que devem ser adotados nesses casos. Para encerrar as atividades do dia, o enfermeiro Gleidson Santos ministrou um curso prático de primeiros socorros.

Terceiro dia: saúde do adulto no contexto do trabalho

Na manhã da quarta-feira, 31, o enfermeiro Gleidson Santos ministrou a segunda edição do curso prático de primeiros socorros. No período da tarde, o bate-papo ficou a cargo da psicóloga Marley Melo, cujo tema abordou os acidentes de trabalho e os seus determinantes psicológicos.

Quarto dia: sessão de cinema

Durante a quinta-feira, 1, os colaboradores tiveram a oportunidade de assistir ao filme "Incontrolável" em duas sessões, pela manhã e à tarde. A roda de conversa sobre as temáticas abordadas no enredo ficou a cargo dos cipeiros Mateus Silva e Cleomar de Jesus.

Quinto dia: conhecer para se proteger

Na segunda-feira, 5, a Sipat foi encerrada com a exposição "Conhecer para se proteger", com o tema: "segurança no trabalho é atitude e responsabilidade". Os membros da Cipa fizeram demonstrações de extintores, mapas de riscos e EPI's. Durante todo o dia, os colaboradores participaram de testes interativos, com perguntas e respostas sobre situações e equipamentos, numa espécie de jogo educativo.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Por Luís Fernando Lourenço

Imagens: