Notícias Notícias

Voltar

Cerca de 70 profissionais fortalecem quadro do HU

CONCURSO

Cerca de 70 profissionais fortalecem quadro do HU

Como acontece em todas as convocações, os novos servidores passam por um momento de integração.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recepcionou nesta segunda-feira, 4, cerca de 70 novos profissionais que atuarão na instituição de saúde após serem aprovados em concurso público da Ebserh.

Dentro da programação, os novos servidores - que trabalharão nas áreas médica, assistencial e administrativa - foram recebidos pela superintendente do HU-UFS, Angela Silva; pelo gerente de Ensino e Pesquisa, Roque Almeida; pelo gerente administrativo Edélzio Costa Júnior e pelo chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Raimundo Saturnino, que representou a gerência de Atenção à Saúde do hospital.

O evento foi aberto pela superintendente do hospital, que enfatizou o cumprimento da promessa feita pelo presidente da Ebserh, Kleber Morais, de convocar todos os aprovados no concurso dentro do número de vagas.

“Na ocasião em que o presidente da Ebserh esteve no HU-UFS, ele recebeu uma comissão de aprovados que aguardavam a convocação, e prometeu que todos seriam chamados até a validade do concurso. Hoje, estamos satisfeitos porque cumprimos o que foi dito. Agradeço pela sensibilidade do presidente da Ebserh ao se esforçar para realizar aquilo que foi pactuado”, afirmou.

“Agradeço também pelo apoio sempre permanente do reitor da UFS, Angelo Antoniolli, e aproveito para dizer que as minhas expectativas, recepcionando esses novos servidores, são muito boas. Espero que eles compreendam o verdadeiro papel de um hospital universitário e possam desempenhar suas tarefas, sejam elas médicas, assistenciais ou administrativas, com muito empenho e, acima de tudo, sendo felizes”, complementou a gestora.  

Programação

Como acontece em todas as convocações, os novos servidores passam por um momento de integração, no qual recebem as boas vindas, conhecem o funcionamento de áreas estratégicas do hospital, participam de dinâmicas de grupo e, finalmente, assinam o contrato de trabalho. Desta vez, as três gerências do organograma foram apresentadas conjuntamente pelo gerente administrativo e pelo gerente de Ensino e Pesquisa do hospital.

Além do funcionamento das gerências, os novos trabalhadores do HU-UFS puderam conhecer melhor a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a rede de hospitais universitários administrados pela estatal, por meio de uma exposição feita pela própria superintendente do HU-UFS.

Desta forma, os convocados já adentram à instituição de saúde com noções dos processos vinculados ao hospital e à própria Ebserh. Reestruturação física e tecnológica das unidades, modernização do parque tecnológico, revisão do financiamento da rede, aumento progressivo do orçamento foram alguns dos pontos abordados pela superintendente.

“Entre os desafios da Ebserh estão a melhoria dos processos de gestão, a recuperação do quadro de recursos humanos dos hospitais, o aprimoramento das atividades hospitalares vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão e a assistência à saúde”, pontuou a gestora.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Por Andreza Azevedo

Imagens: