Notícias Notícias

Voltar

HU realiza ação solidária de cirurgia pediátrica

NOVEMBRINHO AZUL

HU realiza ação solidária de cirurgia pediátrica

Dezenas de crianças serão operadas até o fim do mês de novembro.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou neste sábado, 3, uma ação solidária para realizar 17 procedimentos cirúrgicos pediátricos. O mutirão faz parte da programação denominada “Novembrinho Azul”, que operará várias crianças até o fim deste mês.

De acordo com o cirurgião Sebastião Xavier, a ideia é aproveitar a temática do Novembro Azul para acelerar a fila das cirurgias urológicas em crianças. “Além do mutirão no sábado, dedicaremos o mês inteiro à realização desses procedimentos. Esse é um projeto que já tem espaço em outros hospitais da Ebserh e queremos que se torne rotina no HU-UFS”, explicou o especialista.

A manicure Monica dos Santos veio de Campo do Brito, distante 64km de Aracaju, para trazer o seu filho Kaique, de 10 anos, para o Novembrinho Azul do HU-UFS. “Fiquei muito feliz quando soube que o meu filho seria operado. Todo o acompanhamento no HU-UFS foi sempre muito cuidadoso”, relatou.

Ao todo, quatro cirurgiões, diversos residentes e uma equipe de anestesia realizaram as cirurgias em três salas especialmente preparadas para a ação solidária. Com essa iniciativa, o HU-UFS reduz a fila de espera e presta um serviço de saúde àquelas crianças que necessitam duma intervenção urológica.

Por Luís Fernando Lourenço