Notícias Notícias

Voltar

Reitor e parlamentar visitam obras da maternidade do HU

VISITA

Reitor e parlamentar visitam obras da maternidade do HU

A gestão do HU demonstrou o estado avançado da construção da unidade materno-infantil.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade hospitalar vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, nesta sexta-feira, 30, a visita do reitor da UFS, Angelo Antoniolli, e do deputado federal André Moura (SE), para uma visita às obras da maternidade que está sendo construída no Campus da Saúde.

Para a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, o convite ao parlamentar, com a presença do reitor, foi uma ação de gratidão e prestação de contas. “Demonstramos o nosso reconhecimento, pois foi o deputado André Moura que conseguiu a liberação de emenda no valor de 16 milhões de reais para o término das obras do prédio materno-infantil. É a nossa prestação de contas para mostrar como está o andamento da obra”, disse. A gestora ressaltou, ainda, que a obra, quando estiver concluída, será de grande importância para a população sergipana e para o ensino e a pesquisa.

O reitor da UFS também asseverou a necessidade de prestação de contas ao representante da população sergipana. “Nós estamos avançando, a universidade está crescendo. É importante que o parlamentar que nos apoiou na consecução desse crescimento esteja atento ao avanço das obras. Quando a maternidade estiver pronta, formaremos os melhores profissionais da saúde e, ao mesmo tempo, ofereceremos um serviço materno-infantil inigualável em Sergipe”, explicou Angelo. O reitor destacou que a gestão competente e inovadora da Ebserh proporcionou o cenário ideal para a retomada das obras em caráter definitivo.

“Fico grato com a visita e reconheço a importância do que está sendo construído aqui. Vejo que é sim possível fazer uma saúde pública de qualidade com essa gestão da UFS, já que a evolução do HU é muito clara nos últimos seis anos e não deixa nada a desejar para qualquer hospital particular. É um sonho que está tomando forma e se tornará realidade até o final do próximo ano”, resumiu André Moura.

Importância da maternidade

No prédio em construção, funcionará a primeira maternidade de Sergipe com unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal, para gestantes e crianças. Além disso, serão oferecidos berços, vagas em berçário, salas de parto, salas de cirurgia e mais de 100 leitos exclusivos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Por Luís Fernando Lourenço

Imagens: