Notícias Notícias

Voltar

Ministro da Educação participa na inauguração de infraestruturas do HU

INVESTIMENTO

Ministro da Educação participa na inauguração de infraestruturas do HU

Com as presenças do presidente da Ebserh e da superintendente do HU, além de outras autoridades, foram inaugurados espaços em todo o Campus da Saúde.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou nesta quinta-feira, 27, com a participação do ministro da Educação, Rossieli Silva, e do reitor da UFS, Angelo Antoniolli, uma série de obras concluídas no ano de 2018. A superintendente do HU-UFS, Angela Silva, recebeu também o presidente e o diretor vice-presidente executivo substituto da Ebserh, Kleber Morais e Arnaldo Medeiros, respectivamente.

As obras formam parte do plano de trabalho para a expansão do HU-UFS em 2018, que ocorreu paralelamente à construção da unidade Materno-Infantil, cujo estágio de evolução se encontra bem avançado. Em diálogo com a imprensa, Rossieli destacou que as obras favorecem, além da população, os serviços de formação e capacitação para estudantes e profissionais da saúde. “Seguramente, essas reformas no HU-UFS redundam em benefícios na hora de articular e intercambiar experiências por parte dos profissionais e dos alunos”, explicou.

Os projetos das obras foram dirigidos pela Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, sob a chefia do gestor Eraldo Oliveira. “Além dessas importantes ampliações, durante o ano de 2018, colaboramos continuamente com a UFS na fiscalização da empresa que está construindo a unidade materno-infantil e estamos satisfeitos com o estágio de andamento das obras”, assegurou Eraldo.

Discursos

Na abertura da solenidade, a superintendente Angela Silva valorou a iniciativa de todos que contribuíram para a consecução dos projetos. “Nada disso seria possível sem a participação da Ebserh. Além de todas essas inaugurações, está prevista a finalização da grande obra, em 2019, que, nas palavras do professor Kleber, não é mais um complexo, é um verdadeiro hospital materno-infantil”, disse a gestora.

“Estou aqui, no final da minha gestão, com muito orgulho, além do sentimento de dever e missão cumpridos. Todos os dias acordamos com notícias sobre a saúde pública, mas dificilmente se vê algo sobre os hospitais universitários, hoje considerados os melhores hospitais públicos do Brasil. A gestão deste hospital está de parabéns pelo serviço prestado à população sergipana e à formação de profissionais da saúde”, afirmou o presidente Kleber Morais.

Convidado também a fazer uso da palavra, o deputado federal André Moura agradeceu a todos os gestores presentes e mencionou a sensibilidade do ministro da Educação, nos últimos meses, para as pautas das universidades públicas. “Tenho certeza de que este final de gestão foi aproveitado ao máximo para atender às necessidades dos hospitais administrados pela Ebserh, como é o caso do HU-UFS”, declarou.

Na análise do reitor Angelo Antoniolli, foi um ano muito vitorioso para a UFS. “Podemos ter certeza de que a sociedade sergipana é a que mais se apropriará dessa ferramenta de transformação que é a educação superior. As autoridades aqui presentes contribuíram imensamente para a consecução dos objetivos atingidos pelo HU-UFS em 2018”, pontuou.

No encerramento da cerimônia, o ministro da Educação lembrou o desafio da gestão de hospitais universitários pela Ebserh e o aprendizado constante com a superação das dificuldades. “Muita gente não tem noção da importância da Ebserh, do que ela faz no dia a dia. Além de atender à população brasileira, também formamos profissionais em todos os hospitais da rede, aqueles que cuidam da saúde do povo brasileiro”, asseverou Rossieli.

Durante a solenidade, além do descerramento de todas as placas referentes a cada uma das inaugurações, o reitor da UFS e o ministro da Educação, acompanhados das demais autoridades, assinaram uma ordem de serviço para o Campus do Sertão.

Expansão e revestimento do Ambulatório Alexandre Mendes

No Ambulatório Alexandre Mendes, onde se concentram todos os serviços ambulatoriais do HU-UFS, foram construídas 13 salas, das quais uma será destinada a reuniões e 12 para consultórios, expandindo, dentre outros serviços, o da clínica Saúde do Adulto. Ademais, o prédio do Ambulatório recebeu revestimento externo, contemplando uma área de 1782m², com o objetivo de economizar na manutenção do local, que vinha sofrendo com exposição ao sol, chuva, ventos e outros fatores que, continuamente, causavam danos à estrutura.

Novas estruturas hospitalares

No prédio principal do complexo hospitalar do HU-UFS, as obras garantiram 11 novos leitos num espaço inédito para a enfermaria pediátrica, dos quais quatro são berços e um leito é exclusivo de isolamento. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também foi ampliada, ganhando dez novos leitos de UTI Adulto.

Da mesma forma, o Setor de Farmácia Hospitalar (SFH) foi totalmente reformado e ampliado, quase quintuplicando a sua antiga área de 60m² para 296m². Nesse novo espaço, o funcionamento do SFH distribui-se entre 12 salas para abrigar, dentre outros serviços, a Central de Abastecimento, a Farmácia Clínica, Controle e Distribuição e área de tecnologia da informação (TI).

Readequação de áreas externas do Campus da Saúde

O Campus da Saúde João Cardoso do Nascimento, do qual o HU-UFS faz parte, teve 3125m² de área pavimentada, a fim de facilitar o escoamento de águas pluviais e melhorar a urbanização. Também foram construídos e devidamente sinalizados novos espaços para trânsito de pedestres, inclusive aqueles com mobilidade reduzida. Com as reformas, o espaço do estacionamento público do HU-UFS pôde ser ampliado e ganhou novas vagas.

Galeria de Ex-Diretores e Superintendentes

O HU-UFS inaugurou a sua primeira Galeria de Ex-Diretores e Superintendentes. A exposição contém os nomes, as fotografias e os períodos de cada gestão de todos os diretores, incluindo o de Angela Silva, que foi a primeira mulher a assumir a direção do hospital e, em 2013, tornou-se a primeira superintendente sob a administração da Ebserh, em exercício no cargo até hoje.

Presenças

Participaram das inaugurações o ministro da Educação, Rossieli Silva; a superintendente do HU-UFS, Angela Silva; o gerente administrativo do HU-UFS, Edélzio Costa; o deputado federal André Moura (SE); o presidente da Ebserh, Kleber Morais; o vice-presidente executivo substituto da Ebserh, Arnaldo Medeiros; o reitor da UFS, Angelo Antoniolli; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Adriano Araujo; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o representante das Academias Sergipanas de Letras e de Medicina, Paulo Amado; além de outros gestores do HU e da UFS, bem como demais autoridades convidadas.

Por Luís Fernando Lourenço

Imagens: