Notícias Notícias

Voltar

Almoço da Somese aborda situação atual do HU

PALESTRA

Almoço da Somese aborda situação atual do HU

Superintendente do HU-UFS, Angela Silva, declarou que o almoço é mais uma oportunidade para divulgar as ações e o desenvolvimento do HU.

Como ocorre tradicionalmente há mais de 20 anos, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) promoveu nesta quinta-feira, 7, um almoço com médicos. O evento, que conta sempre com uma palestra seguida por debate, teve como convidada desta edição a superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), Angela Silva, médica infectologista e professora do Departamento de Medicina da UFS.

“Fui chamada pela presidência da Somese para falar sobre Situação Atual do HU. Esse almoço é um espaço dos médicos, é mais uma oportunidade para a gente divulgar as ações e o desenvolvimento do HU, não só na área da assistência, mas também no que estamos produzindo enquanto instituição de ensino e pesquisa”, resumiu a gestora.

Para o presidente da Somese, José Aderval Aragão, a escolha do tema para este almoço tem a ver com o processo transformador que o Hospital Universitário de Sergipe vem passando nos últimos anos. “Falo não só da construção física, mas da formação de mestres, doutores, das ofertas de residência. Nada mais justo do que convidar uma colega contemporânea e mostrar o que está acontecendo no HU atualmente”, disse.

Apresentação

O presidente chamou a atenção ainda para a qualidade da apresentação exposta pela gestora. “Acho que ela trouxe um material muito bom, com enfoques desde a construção do hospital, um verdadeiro resgate para mostrar que o HU continua funcionando com uma dinâmica muito melhor do que imaginávamos na época em que o hospital iniciou suas atividades, ainda no antigo sanatório”, declarou.

O presidente da Somese se referiu aos dados mostrados pela superintendente, a exemplo da realização mensal de 15 mil consultas, 450 cirurgias, 45 mil exames e 300 internações. Além desses números, a gestora traçou um histórico do hospital, falou sobre toda a estrutura atual e sobre as melhorias, a exemplo da reforma do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado na área do HU-UFS.

Em um custo total de pouco mais de R$ 2 milhões, o CCBS recebeu benefícios nos ambientes do Departamento de Enfermagem, Departamento de Medicina, salas de reuniões, copa, banheiros, vivência, salas de aula, laboratórios e acessos.

Estrutura

Os prédios recentemente inaugurados, o Anexo Hospitalar, incluindo o Centro de Diagnóstico e Imagem, e a reforma e ampliação da Ala Norte do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) também foram citados pela superintendente, além da Unidade Materno Infantil, que está com ordem de serviço para conclusão da obra a ser assinada no próximo dia 13 de dezembro pelo ministro da Educação, José Mendonça Filho.

Prestigiaram o evento, enquanto representantes do Hospital Universitário de Sergipe, o chefe do Setor de Gestão de Ensino, Carlos Anselmo Lima; o cardiologista Antônio Carlos Sousa; o dermatologista Fedro Portugal; a chefe da Unidade de Laboratório de Anatomia Patológica Solange Lima; o professor José Augusto Barreto Filho; o obstetra Raulino Galrão; a professora aposentada Sônia Macena e a cardiologista Joselina Oliveira.  

Por Andreza Azevedo

Imagens: