Notícias Notícias

Voltar

Workshop Gestação de Alto Risco reunirá profissionais e estudantes

LIGA ACADÊMICA

Workshop Gestação de Alto Risco reunirá profissionais e estudantes

Serão abordados temas como Diabetes Gestacional; Restrição de Crescimento; HPV na Gestação; Hipertensão Arterial na Gestação, entre outros.

Aracaju terá, nos próximos dias 18 e 19 de maio, o I Workshop Gestação de Alto Risco. O evento é uma organização da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (Liago), formada por estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com a chefe da Unidade de Atenção à Mulher do Hospital Universitário da UFS (HU-UFS), a ginecologista e obstetra Júlia Dias, que é professora, a Liago existe desde 2014, e conta atualmente com 22 estudantes.

“O workshop foi viabilizado por apoios e patrocínios. No entanto, para possibilitar a participação dos estudantes em congressos, publicações de trabalhos e outras atividades científicas, está sendo cobrado um valor para inscrição. O profissional de saúde pagará R$ 200,00, enquanto o estudante contribuirá com R$ 100,00 pela inscrição”, explica a médica.

Júlia informa que as vagas são limitadas, pois o auditório só tem capacidade para receber 80 pessoas. “Por meio de apoio, os estudantes conseguiram o espaço, que é o auditório de uma clínica particular de Aracaju. No dia 18, o evento vai das 19h às 22h. No dia 19, um sábado, teremos programação das 7h30 às 19h”, detalha.

Atualização

A médica diz que o workshop foi pensado para promover uma atualização sobre temas relacionados à gestação de alto risco. “As patologias relacionadas à gestação de alto risco levam a muitos casos de mortalidade materna, morbidades e mortalidade neonatal. Por isso, é muito importante voltar o olhar para as complicações na gestação, atualizar os profissionais, dar um alerta aos alunos, que serão futuros médicos, a respeito das patologias e trazer novidades relacionadas ao diagnóstico de determinadas alterações na gravidez”, destaca a obstetra.

Ela enfatiza também que o evento é multidisciplinar. “O workshop envolve não só médicos palestrantes, mas outros profissionais de saúde, teremos palestras de enfermeiros, farmacêuticos e a presença de estudantes”, complementa.

Temas

Para mais informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato por e-mail (liago.ufs@gmail.com). Serão abordados temas como Diabetes Gestacional; Restrição de Crescimento; A Vida Sexual de Uma Gestante; Triagem para Pré-Eclâmpsia; Trabalho de Parto Prematuro; HPV na Gestação; Cardiopatias em Gestantes; Câncer de Mama em Gestantes; Hipertensão Arterial na Gestação, entre outros.

Por Andreza Azevedo