Notícias Notícias

Voltar

HU soma-se à campanha nacional de combate ao câncer de pele

DEZEMBRO LARANJA

HU soma-se à campanha nacional de combate ao câncer de pele

O ambulatório de Dermatologia abriu as suas portas para diagnosticar suspeitas de câncer de pele na população.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou, neste sábado, 1, da campanha nacional de combate ao câncer de pele, numa ação solidária em que cerca de 400 pessoas tiveram as suas peles analisadas pelos dermatologistas. O mutirão fez parte das ações para o Dezembro Laranja, o mês nacional de combate ao câncer de pele.

A campanha nacional envolveu diversos hospitais no Brasil – entre eles vários da rede Ebserh – e foi uma promoção da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O objetivo, além de detectar casos suspeitos de câncer de pele, centrou-se em aportar informação sobre a prevenção e o diagnóstico precoce e conscientizar a população acerca da necessidade de implementar hábitos saudáveis de exposição solar.

De acordo com o dermatologista Bruno Santana, a campanha deste ano, realizada pela primeira vez no HU-UFS, foi um sucesso. “Comparando o número de pacientes que foram atendidos hoje com os dos últimos anos, conseguimos praticamente triplicar o número de atendimentos. Além disso, a campanha deste ano foi resolutiva, já que todas as pessoas com suspeita de câncer de pele já fazem parte do serviço ambulatorial do HU-UFS”, explicou o médico.

Ao todo, a campanha alcançou aproximadamente 400 atendimentos. Foram realizadas 36 cirurgias de baixa complexidade, no próprio ambulatório, e outras dezenas de pacientes foram encaminhados para a realização de outros procedimentos no centro cirúrgico do HU-UFS. Algumas suspeitas também foram tratadas com a prescrição de medicamentos e orientações sobre cuidado e prevenção.

Por Luís Fernando Lourenço

Imagens: