Notícias Notícias

Voltar

Destaques da ginástica laboral no HU são premiados

SAÚDE

Destaques da ginástica laboral no HU são premiados

Para incentivar os participantes da modalidade, foi realizada uma premiação simbólica, considerando critérios como frequência e melhoria de desempenho.

A ginástica laboral é uma modalidade destinada aos trabalhadores no local onde desempenham as suas funções. No Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a prática não é diferente. De acordo com o profissional de Educação Física do HU-UFS, Ayslan Araujo, um dos objetivos da atividade é prevenir lesões ou outras doenças ocupacionais.

“Com a chegada da Ebserh, a ginástica laboral foi implantada no HU-UFS, mas sofreu alterações desse período para cá. Antes era mais voltada a alongamentos. Hoje tem uma dinâmica diferente, é focada no alívio da dor, relaxamento, descontração, em quebrar um pouco da rigidez do trabalho”, resume Ayslan.

O profissional relata que a atividade vem sendo aprimorada no hospital. “Avançamos mais um passo, combinando atividades de alongamento e relaxamento com atividades de fortalecimento muscular, o que evita lesões no ambiente de trabalho, em um processo que podemos chamar de exercício laboral”, explica.

Premiação

Para incentivar os participantes da modalidade, foi realizada uma premiação simbólica, considerando critérios como frequência e melhoria de desempenho. Os destaques receberam uma garrafinha personalizada.

“A premiação é um estímulo, uma motivação. Avaliamos a frequência, observando se o participante está realmente sendo assíduo naquele grupo, naquele horário, e também as suas melhorias em termos de desempenho, analisando o nível de atividade física, de qualidade de vida, fazendo testes de flexibilidade e avaliação da intensidade da dor”, relata Ayslan.

Adesão

Ele destaca que a adesão no Hospital Universitário é considerada boa. “A taxa de participação em ginástica laboral, mundialmente, é em torno de 30% a 50%. No HU, estamos um pouco acima dessa média, mas continuamos buscando estratégias que aumentem ainda mais essa adesão. Atualmente são 360 a 370 atendimentos por mês, quando a meta do hospital hoje é 370”, comemora.

Os setores interessados em participar da ginástica laboral devem entrar em contato com a Unidade de Reabilitação. Nesta premiação, foram seis contemplados:

Ana Paula Ferreira – Analista Administrativo (Arquitetura)
Alneide Souza Leite – Unidade de Vigilância em Saúde
Carlos Alberto Costa de Santana – Setor de Infraestrutura Física
Ednalva Santos Silva – Unidade de Pagamento​
José Vieira de Matos Filho – Setor de Farmácia Hospitalar
Priscila Jesus Mendonça – Unidade de Licitação

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.



 

 

Imagens: