Rede Universitária de Telemedicina Rede Universitária de Telemedicina

Rute

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) integra a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto que visa promover a integração das atividades de telessaúde existentes no Brasil. A Rute é idealizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para que seja implementada em todos os hospitais federais de ensino.

A Rede proporciona a integração entre os hospitais universitários, utilizando tecnologias de informação e comunicação, promovendo o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e proporcionando a contínua educação de prestadores de serviço em saúde.

Por meio dela, o Ministério da Ciência e Tecnologia pretende prover as instituições participantes de uma infraestrutura de serviços de comunicação, disponibilizados aos grupos de pesquisa para que desenvolvam trabalhos que permitam a avaliação remota de casos clínicos, o pré-diagnóstico à distância e a educação continuada em saúde.