Notícias Notícias

Voltar

Maternidade do HU faz aniversário e lança Manual de Boas Práticas

Saúde

Maternidade do HU faz aniversário e lança Manual de Boas Práticas

Manual foi lançado durante seminário e evento comemorativo dos 23 anos da maternidade. Comemoração teve, ainda, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência

A equipe da Maternidade do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) se reuniu, com convidados e inscritos, no dia 24 de outubro, quarta-feira, para comemorar os 23 anos da maternidade e realizar o Seminário de Boas Práticas na Atenção à Saúde da Mulher e do Recém-Nascido. Na ocasião, além das solenidades e apresentação de trabalhos científicos, foi lançado um manual sobre o tema do seminário.

Após a solenidade de abertura e apresentação do manual, a professora Odaléa Maria Brüggemann, do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da UFSC, falou sobre o tema “Boas práticas na atenção à saúde da mulher” e o professor Carlos Eduardo Andrade Pinheiro, do Departamento de Pediatria, apresentou a palestra “Boas práticas na atenção à saúde do recém-nascido”.

Na sequência, foram apresentados trabalhos científicos e relatos de experiências, com os temas “Apoio prestado pelo acompanhante à mulher nas maternidades públicas da Grande Florianópolis” (por Carolina Junges, da Unidade Neonatal do HU); “Estratégias para redução de ruídos em unidade neonatal” (por Márcia Maria Jordão, da Unidade Neonatal do HU), “Encontro das puérperas e familiares em pré-alta no Alojamento Conjunto” (por Ingrid Elizabete Bohn, da Central de Incentivo Materno do HU) e “Gemelaridade: manejo no pré-natal de alto risco” (por Mário Júlio Franco, do Núcleo de Ultrassonografia e Medicina Fetal do HU).

O Manual de Boas Práticas – Atenção à Saúde da Mulher e do Recém-Nascido será oferecido na versão digital para todos os interessados. Trata-se de um trabalho realizado pela equipe da maternidade do HU/UFSC com apresentação de todos as atividades desenvolvidas no hospital e os procedimentos necessários para o atendimento na instituição.

Na abertura da solenidade, a superintendente do hospital, Maria de Lourdes Rovaris, ressaltou o pioneirismo da equipe da maternidade no lançamento de práticas de humanização. “Se tem uma área que avança nestas práticas de humanização é a maternidade”, afirmou, ao fazer uma homenagem aos profissionais da área e citar exemplos desenvolvidos pelos profissionais no HU.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Rosemeri Maurici, lembrou do histórico da maternidade na área de ensino e pesquisa do Hospital Universário, citando exemplos desenvolvidos pela equipe da maternidade nesta área e a chefe da Divisão de Enfermagem, Silvana Alves Benedet Ofugi Rodrigues, fez questão de destacar o papel da equipe: “A história do HU se confunde com a história com a história de cada um desses profissionais. São vários anônimos que somam suas histórias à do hospital e isso se reflete no trabalho”, resumiu.

A maternidade do HU foi inaugurada e ativada em 24 de outubro de 1995, já com a missão de assistir ao parto de uma forma humanizada. Em 97, os trabalhos da equipe foram reconhecidos com o título de Hospital Amigo da Criança e, em 2000, foi concedido o prêmio Professor Galba de Araújo, do Ministério da Saúde, pelo destaque na humanização do a tendimento à mulher e ao recém-nascido. Ainda neste ano, o hospital foi indicado como Centro Nacional de Referência para a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru – na Região Sul.

Estes trabalhos de humanização foram destacados no texto de abertura do evento: “Entendendo a gravidez como processo, e buscando uma atuação interdisciplinar, integrando profissionais, acadêmicos e serviços a maternidade do HU/UFSC cumpre sua função como maternidade-escola. Desde sua implantação, não só apresentou excelentes resultados assistenciais, como tem produzido pesquisas e artigos, formou profissionais, ajudou na elaboração de leis e tem influenciado na assistência às mulheres e recém-nascidos, tanto em políticas no estado como no Brasil”.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA FAZER O DOWNLOAD DO MANUAL
Clique para fazer downloado do manual

Veja aqui a programação

Clique para acessar o convite