Notícias Notícias

Voltar

Projeto de extensão orienta sobre cuidados ao paciente na Clínica Cirúrgica

Educação continuada

Projeto de extensão orienta sobre cuidados ao paciente na Clínica Cirúrgica

Encontros de curta duração têm temas escolhidos de acordo com as necessidades da equipe

Profissionais de Enfermagem da Clínica Cirúrgica I do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) estão participando, todas as sextas-feiras, de encontros para atualização sobre cuidados perioperatórios (que é o período que vai desde a preparação até a recuperação do paciente submetido a cirurgias), dentro de um projeto de extensão realizado em conjunto com professoras do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com a enfermeira de referência da Clínica Cirúrgica I, Monique Marinho, o projeto surgiu da necessidade de instrumentalizar os novos empregados do HU, vinculados à rede Ebserh, que chegaram recentemente, e aproveitar para padronizar o cuidado na clínica cirúrgica.

“São aulas que servem para orientar estes novos colaboradores e também que os colaboradores mais antigos recebam capacitação para padronizar a assistência em relação à condição cirúrgica dos pacientes”, explicou Monique Marinho, acrescentando que as aulas são teóricas, de curta duração para não prejudicar o ritmo dos trabalhos na clínica.

Segundo ela, são encontros de cerca de 40 minutos, nos quais as professoras orientam os interessados – grupos de 12 a 15 pessoas da Clínica Cirúrgica I – sobre normatização, regras, procedimentos operacionais e boas práticas no cuidado perioperatório à pessoa em condição cirúrgica de saúde.

A participação nos encontros é livre mas tem feito sucesso entre os profissionais. “Já fizemos quatro encontros e a meta é manter todas as sextas-feiras, respeitando o calendário letivo da UFSC, envolvendo várias temáticas”, acrescentou Monique, explicando que já foram tratados temas como cuidados com pacientes de cirurgias bariátricas, de doenças vasculares, cuidados pré e pós CPRE, entre outros. Estão previstos também temas como cuidados com pessoas feridas e cuidados paliativos e segurança do paciente cirúrgico.

Os temas foram escolhidos de acordo com as necessidades da equipe, fazendo um trabalho sempre coordenado com o trabalho. No final, será feita uma avaliação conjunta para, a partir daí, traçar um plano de atividades para o ano que vem.

Fazem parte da equipe do projeto de extensão as professoras Juliana Balbinot Reis Girondi, Keyla Cristiane do Nascimento, Lúcia Nazareth Amante, Luciara Fabiane Sebold, Neide da Silva Knihs e Ana Graziela Alvarez, da disciplina Cuidado no Processo de Viver Humano II – Condição Cirúrgica de Saúde, do Departamento de Enfermagem, além de Monique Marinho e da residente Camila Vicente.

No projeto, as profissionais ressaltam a necessidade contínua de atualização dos profissionais da área de Enfermagem e a ampla atuação desta equipe no cuidado perioperatório à pessoa em condição cirúrgica de saúde. “Observou-se a necessidade de abordar as principais atribuições e procedimentos realizados por esta equipe no contexto cirúrgia, por meio de um projeto de extensão voltado à Educação Permanente em Saúde desses profissionais”, justificam.