Notícias Notícias

Voltar

Setor de Ensino e Extensão centraliza atividades de estágios obrigatórios no hospital

Educação

Setor de Ensino e Extensão centraliza atividades de estágios obrigatórios no hospital

Uma média de mil estudantes por semestre realiza atividades de estágio no hospital universitário

 

O setor de Ensino e Extensão do Hospital Polydoro Ernani de São Thiago, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está centralizando todo o processo de estágio obrigatório de todas as áreas do hospital, coordenando esta atividade, que envolve uma média semestral de mil estudantes que frequentam as diversas áreas da instituição, recebendo alunos em todos os turnos de trabalho.

Até então, estas atividades eram feitas diretamente com a área envolvidas. A chefe do setor de Ensino e Extensão, Nádia Chiodelli Salum, explicou que foi feito um levantamento e foram identificados estagiários, além das áreas de saúde, dos mais variados campos, como Pedagogia, Biblioteconomia, entre outros. “Nós passamos a organizar todas as atividades de estágio, distribuindo nas diversas unidades do hospital”, explicou.

A chefe da Unidade de Ensino e Extensão, Jeane Wechi, enfatizou que o modelo adotado para centralizar o gerenciamento das atividades de estágios obrigatórios veio da Enfermagem, que já realiza os estágios junto ao Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem.

Para esta organização, os coordenadores dos cursos erncaminham, no final de cada semestre, a relação de alunos e setores pretendidos para a realização de estágios, sendo que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) possui campo preferencial de estágio, pois o Hospital Universitário é órgão suplementar da instituição de ensino e campo de prática para todos os cursos ligados à área da saúde.

De acordo com as profissionais do setor de Ensino e Pesquisa, ao reforçar esta atividade, o hospital dá oportunidade tanto para o fortalecimento dos cursos de graduação e de nível médio quanto para a própria instituição, que cumpre o seu papel de ensino. “O estudante é parte integrante da instituição e está inserido dentro deste contexto de hospital de ensino. O profissional que chega aqui já sabe que o estagiário é parte da estrutura do hospital”, justificou Jeane Wechi.

As pessoas interessadas em informações sobre estágio no Hospital Universitário podem procurar o Setor de Ensino e Extensão, no 4º andar da instituição, nos períodos da manhã e da tarde, ou ligar para o ramal 8101.

 

Voltar para a página inicial