Notícias Notícias

Voltar

Grupo de Cessação do Tabagismo prorroga inscrições

Combate ao fumo

Grupo de Cessação do Tabagismo prorroga inscrições

Todos os colaboradores do HU, inclusive terceirizados, podem se inscrever

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (Net-TAB), do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) abriu 20 vagas para funcionários interessados em participar do Grupo de Cessação do Tabagismo.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da Direção,foram prorrogadas até o dia 7 de novembro e podem sere feitas das 13 às 19 horas, com Olga.

Os integrantes do NET-Tab realizaram  uma ação especial no HU, no dia 29 de agosto, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Na ocasião, foi possível realizar o Teste de Fagerstrom, que mede o grau de dependência de nicotina com base em uma série de perguntas sobre o tabagismo e receberão orientação para quem quer deixar o cigarro.

No evento, pacientes, visitantes e funcionários fumantes receberam orientações para parar de fumar, com esclarecimentos relacionados aos malefícios do tabaco e os benefícios da interrupção.

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo, que é um projeto de extensão que existe desde 2014, realiza, regularmente, busca ativa com posterior abordagem e tratamento medicamentoso do paciente tabagista hospitalizado com a distribuição de cartilhas educativas, com esclarecimentos relacionados aos malefícios do tabaco e benefícios da interrupção.

De acordo com a professora Leila Steidle, coordenadora do NET-Tab, o número de fumantes vem caindo ao longo dos anos, principalmente devido às políticas públicas de combate ao tabagismo mas ainda existem muitos casos de doenças associados ao hábito de fumar, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e doenças cardiovasculares.

“Quem fuma tem 25% a mais de chances de um ataque cardíaco em relação a quem não fuma” ,exemplifica a professora.