Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário inaugura novas instalações de três unidades

Reforma

Hospital Universitário inaugura novas instalações de três unidades

Clínica Médica II, Clínica Cirúrgica II e Alojamento Conjunto foram inaugurados após reformas. Solenidade foi marcada por emoção em homenagem a servidora

Companheirismo, parceria, profissionalismo e humanização do atendimento foram as principais marcas da solenidade de inauguração, nesta semana, das novas instalações de três unidades no Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), vinculado à rede Ebserh: a Clínica Médica II, a Clínica Cirúrgica II e o Alojamento Conjunto. O evento foi realizado na entrada destas unidades, com a participação de profissionais que se emocionaram ao falar sobre os trabalhos desenvolvidos em cada área.

A maior principal fonte de recursos para as reformas veio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf) e, no caso do Alojamento Conjunto, houve também recursos do Ministério Público do Trabalho, com intermediação da Associação Amigos do HU.

Na solenidade, o representante do Ministério Público do Trabalho, Sandro Eduardo Sardá, ressaltou a parceria com a AAHU e lembrou a importância de investimentos em áreas sociais, priorizando a população carente, além de fazer um elogio ao reconhecimento que o Hospital Universitário tem entre os profissionais e pacientes: “Por onde passamos, ouvimos falar da excelência no atendimento neste hospital”.’

A superintendente do hospital, professora Maria de Lourdes Rovaris, falou sobre o histórico de cada uma das unidades, explicando os motivos das reformas e os resultados alcançados, além de destacar novos desafios que a gestão tem pela frente e os esforços no sentido de humanização da assistência no HU.

“A adequação da estrutura física do hospital é mais do que uma necessidade para atender a legislação sanitária, visando ao alvará sanitário. É uma necessidade também para a consolidação da humanização da assistência, que exige compromisso com a ambiência, que vai além da arquitetura, buscando estabelecer o ambiente desejado pelos pacientes e profissionais”, explicou.

A vice-reitora da UFSC elogiou a participação das instituições parceiras na reforma e fez questão de destacar o papel do hospital na formação de profissionais. “Como hospital de ensino, a produção de conhecimento aqui é contínua e intensa. E a inauguração destas unidades vem fortalecer o trabalho destes profissionais no HU”, encerrou.

Na inauguração de cada unidade, no 2º andar, no 3º andar e no 4º andar do HU, um profissional falou sobre as atividades na área inaugurada, mas a grande emoção da solenidade ficou por conta da inauguração da Clínica Cirúrgica II, que contou com uma homenagem especial para a técnica de enfermagem Dilce Catarina Gomes Almeida Machado, por meio de uma placa com seu nome.

A enfermeira Tânia Maria Vill de Aquino explicou os motivos da homenagem para a colega falecida em julho do ano passado. “A marca da Dilce era o companheirismo e o compromisso com o trabalho. E é isso que faz a gente enfrentar todos os desafios dessa profissão tão repleta de dificuldades. Por isso, é uma honra prestar esta homenagem”, afirmou Tânia, que recebeu os abraços emocionados de colegas e parentes de Dilce.

Também participaram da solenidade o superintendente dos hospitais públicos da Secretaria Estadual de Saúde, Fernando Otto; a superintendente de Planejamento e Gestão do SUS, Grace Ella Berenhauser; o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Celso Spada; o vice-diretor do CCS, Fabrício de Souza Neves; e o presidente da Associação Amigos do HU, Pedro Camacho, além de chefes de departamento, professores, estudantes, residentes, chefias e trabalhadores e pacientes do HU.

Sobre a Ebserh

Desde março de 2016, o HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde - SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

 

Clique para ver o álbum de fotos