DivGP DivGP

Voltar

Enfermagem promove encontros-relâmpagos para discutir prioridades na maternidade

Apice On

Enfermagem promove encontros-relâmpagos para discutir prioridades na maternidade

Encontros, tecnicamente conhecidos como huddle, tem objetivo de discutir prioridades de cada unidade

Quem passa pela maternidade do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) em determinados horários encontra uma inusitada reunião na ala central. O encontro, aparentemente uma conversa espontânea, faz parte da organização dos trabalhos de profissionais do Alojamento Conjunto, da Neonatologia, do Centro Obstétrico, da Ginecologia e do Centro de Aleitamento Materno (Ciam).

Trata-se de uma estratégia própria do projeto Apice On, que é continuação da política nacional da Rede Cegonha, visando aprimoramento e inovação do cuidado em obstetrícia e neonatologia nas maternidades de ensino.

É tecnicamente conhecida como huddle (literalmente, amontoado) e tem o objetivo de estabelecer as prioridades de cada serviço daquelas unidades. São reuniões realizadas em pé, de cerca de 15 minutos, sem muita conversa e bem objetivas.

Neste encontro, cada um relata o que é prioritário em suas atividades. Até agora, estão sendo reunidos os profissionais da Enfermagem, mas a intenção é ampliar para todas as categorias, já que a metodologia prevê atividades de caráter multiprofissionais.

A supervisora de enfermagem da maternidade do HU, Adenairdes Cabral de Sena, a Dina, explicou que todas estas prioridades estão explicadas nos processos normais do trabalho, mas são relatadas nestes huddles como uma forma de reforço e organização das atividades, nos encontros que acontecem nas passagens de plantão.