Notícias Notícias

Voltar

Dia da Beleza do paciente e acompanhante no HU-UFSCar

HUMANIZAÇÃO

Dia da Beleza do paciente e acompanhante no HU-UFSCar

O processo de humanização no ambiente hospitalar propõe uma série de atividades integradas que visam uma mudança nos padrões de assistência ao usuário. Essa mudança tem como foco a constante melhora nos serviços prestados e na qualidade das relações entre os profissionais de saúde e pacientes, entre os próprios profissionais e a relação do hospital com a comunidade.

Pensando nisso, a Comissão Interna de Humanização do Hospital Universitário Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos organizou, junto ao grupo C.U.R.A (Cidadãos Unidos Resgatando Amor ao Próximo) -  um grupo de voluntários da cidade, o “Dia da Beleza do paciente e acompanhante”. No dia 04 de setembro foi oferecido aos pacientes internados e acompanhantes os serviços de manicure, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas.

Os atendimentos foram realizados em uma sala específica, devidamente equipada para os serviços; diante da dificuldade de locomoção de alguns pacientes, o atendimento foi realizado no próprio leito.

“O desenvolvimento de atividades com enfoque na humanização, como o Dia da Beleza, busca diminuir o impacto no processo de hospitalização, buscando um novo olhar da assistência, onde há o acolhimento ao paciente, familiares e seus acompanhantes. Visa proporcionar uma assistência e atenção integral, oferecendo um espaço de socialização, confraternização, promoção do autocuidado, valorização da autoestima e melhoria da qualidade de vida do paciente durante o processo de hospitalização”, afirma Mariana Ortelani de Toledo Martins, Terapeuta Ocupacional do HU e integrante da Comissão de Humanização.

Em busca de boas práticas e garantindo a prevenção de infecções, foi entregue aos pacientes e acompanhantes kits com todos os itens de maquiagem e manicure utilizados. A ação teve apoio da Golden Perfumaria e do Instituto Embeleze, que disponibilizaram material e mobiliários.

Ao longo do ano estão previstas mais ações de humanização no HU-UFSCar, promovidas pela Comissão Interna de Humanização.

Imagens: