Saúde Saúde

Organograma

Segundo o Regimento Interno do HU-UFSCar, compete à GAS:

  1. Atuar de forma articulada com as demais áreas do HU-UFSCar;
  2. Implantar as diretrizes de atenção à saúde definidas pela EBSERH e em consonância com a Política Nacional de Atenção Hospitalar no âmbito do SUS;
  3. Implantar os modelos de gestão, relativos à atenção hospitalar, adotados pela EBSERH;
  4. Coordenar, elaborar e implementar o planejamento assistencial;
  5. Estabelecer metas quantitativas e qualitativas dos serviços assistenciais;
  6. Coordenar a organização, estruturação e funcionamento dos serviços assistenciais, de acordo com a legislação vigente e as diretrizes da EBSERH;
  7. Garantir o cumprimento dos dispositivos legais e regulamentares em vigor, referentes ao funcionamento dos serviços assistenciais e implantação das políticas públicas de saúde;
  8. Coordenar a implantação das ações de atenção à saúde, mediante a estruturação de linhas de cuidado;
  9. Gerenciar a implantação das diretrizes da política de humanização do cuidado em saúde;
  10. Coordenar as atividades da equipe multiprofissional de saúde;
  11. Monitorar e avaliar o desempenho dos serviços HU-UFSCar, considerando eficácia, efetividade, eficiência, acesso e qualidade;
  12. Coordenar e implementar o monitoramento e avaliação das ações e serviços assistenciais, por meio de indicadores de atenção hospitalar, análise das metas pactuadas e demais parâmetros assistenciais;
  13. Articular internamente os serviços e práticas assistenciais, com vistas à garantia da integralidade do cuidado;
  14. Coordenar a elaboração e a implantação de:
  15. Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas;
  16. Protocolos de regulação assistencial; e
  17. Manuais de procedimentos técnicos e operacionais multiprofissionais.
  18. Coordenar a implantação e implementação das ações de vigilância em saúde e segurança do paciente no âmbito hospitalar;
  19. Coordenar a implementação das atividades de auditoria clínica;
  20. Coordenar a implantação dos processos e dispositivos de regulação assistencial intrahospitalar organizando, operacionalmente, o acesso e a demanda dos usuários aos serviços, garantindo o princípio de equidade e apoiando a organização das linhas de cuidado;
  21. Coordenar a implantação das ações de atenção integral à saúde, com foco na organização de linhas de cuidado;
  22. Gerir, controlar e coordenar, com as estruturas regulatórias do SUS, o acesso e o encaminhamento dos pacientes entre o HU-UFSCar e os serviços da Rede de Atenção à Saúde;
  23. Gerir as informações relativas ao processo assistencial, incluindo a identificação, o registro, a inserção de dados nos sistemas de gestão hospitalar e de informação em saúde e o uso na produção de informação para a tomada de decisão;
  24. Manter atualizados os sistemas de informação em saúde de base nacional e os módulos assistenciais do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários;
  25. Coordenar a gestão de tecnologias do cuidado em saúde, em consonância com as políticas de saúde, respeitado o caráter de ensino e pesquisa;
  26. Monitorar a regularidade de abastecimento de medicamentos, instrumentais e insumos HU-UFSCar;
  27. Articular com a Gerência de Ensino e Pesquisa a integração dos processos de gestão da assistência com os de ensino e de pesquisa;
  28. Coordenar a implantação de ações assistenciais relacionadas a projetos estratégicos e às situações coletivas de perigo iminente, desastres, calamidades públicas e catástrofes;
  29. Gerenciar as responsabilidades e metas da atenção à saúde que compõem o contrato com a gestão do SUS;
  30. Coordenar a implantação do componente HU-UFSCar das redes de atenção à saúde prioritárias do SUS;
  31. Propor a Diretoria Executiva a celebração de convênios, contratos e parcerias no seu âmbito de atuação;
  32. Definir, coordenar e implantar estratégias voltadas à análise e melhoria de fluxos e processos assistenciais;
  33. Implantar e gerenciar fóruns colegiados, comissões assessoras e técnicas relacionadas a atenção à saúde, em consonância com as políticas de saúde, respeitado o caráter de ensino e pesquisa;
  34. Coordenar a estruturação e funcionamento do serviço de arquivo e documentação clínica;
  35. Promover a integração entre a atenção à saúde, o ensino e a pesquisa para a qualificação assistencial e do ensino em serviço;
  36. Coordenar o processo de identificação de necessidades e proposição de ações de educação permanente das equipes multiprofissionais de saúde vinculadas à Gerência;
  37. Fornecer informações à Superintendência sobre o cuidado assistencial e a gestão da atenção à saúde;
  38. Gerenciar o fluxo de atendimento e dos mecanismos de referência e contra referência entre o HU-UFSCar e os serviços da rede de atenção à saúde;
  39. Assegurar a atualização dos sistemas de informação em saúde;
  40. Definir a incorporação e/ou renovação de tecnologias do cuidado em saúde, em consonância com as políticas de saúde, respeitado o caráter de ensino e pesquisa;
  41. Coordenar a implantação e implementação das ações de regulação e avaliação da atenção à saúde;
  42. Implantar e gerenciar fóruns colegiados, no âmbito da Gerência, com vistas à gestão democrática e participativa;