Atendimentos Atendimentos

Atendimentos

Atendimentos

Somos considerados hospital de porta aberta. Mesmo existindo a Rede Interestadual de leitos (Rede PEBA), nossa emergência recebe demanda espontânea e pacientes conduzidos pelo Serviço Móvel de Urgência – SAMU, pelo Corpo de Bombeiros e trazidos pelos municípios circunvizinhos pela rede de regulação Interestadual.

Trabalhamos com o critério de Classificação de risco e temos 02 (dois) profissionais clínicos para atendimento das urgências clinicas e 03 (três) profissionais médicos cirurgiões para atendimento das urgências e emergências, em regime de plantão permanente.

O usuário, após atendimento inicial na emergência é direcionado para manutenção do tratamento, seja na UTI, no bloco cirúrgico ou nas clínicas de internamento.

Quando o paciente recebe o atendimento de urgência e emergência, e a decisão médica é o internamento, ele é conduzido para o internamento hospitalar.

Na nossa instituição hospitalar, além da urgência e emergência também temos internações via serviço de ambulatório para procedimentos eletivos.

No momento do internamento, os pacientes e acompanhantes são orientados quanto à permanência na unidade hospitalar.

 

O QUE TRAZER?

• Material de higiene pessoal (escova e creme dental, sabo­nete);

• Roupas pessoais;

• Chinelo.

 

Informações sobre o estado do paciente devem ser solicitadas diretamente ao médico ou ao enfermeiro.

 

DIREITO À ACOMPANHANTE

• 0 a 18 anos de idade (Estatuto da criança e do adolescente: Lei 8069 de 13/07/90).

• A partir dos 60 anos de idade (Estatuto do Idoso: Lei 10.741 de 01/10/2003).

• Acompanhante de gestante (Portaria Ministério da Saúde Nº 2.418 de 02/12/2005).

 

ACOMPANHANTES

 • As refeição serão oferecidas para os acompanhantes autorizados conforme legislação ou conforme critério estabelecido pela equipe multidisciplinar;

•. Procurar permanecer junto ao seu familiar e auxiliá-lo nos cuidados básicos;

•. Não sentar nas camas;

•. Higienizar as mãos antes de entrar e ao sair da enfermaria.

•. Procurar a portaria de visitantes para orientações quanto às normas e rotinas estabelecidas para os acompanhantes.

O ambulatório é o local onde é prestada a assistência multiprofissional através de consultas eletivas. Atua no desenvolvimento de ações junto aos serviços assistenciais, possibilitando o acompanhamento e monitoramento dos resultados relativos aos atendimentos prestados aos pacientes.

Dentre os vários objetivos do ambulatório, destacam-se: o gerenciamento do atendimento multiprofissional desenvolvido em consultas eletivas nas diversas especialidades do HU-Univasf e o apoio às equipes assistenciais, possibilitando o desenvolvimento de projetos pedagógicos da Univasf e de outras instituições, atendendo às necessidades docentes e discentes.

O atendimento ambulatorial é realizado em consultórios organizados e identificados por unidades funcionais e salas. Atualmente dispomos de 11 salas, sendo 2 destas reservadas para atendimento de pequenas cirurgias.

Contamos com 20 especialidades, com corpo clínico de 38 profissionais médicos que atendem no ambulatório. Existe, ainda, um serviço de fisioterapia para reabilitação de pacientes egressos.