Biblioteca Biblioteca

Objetivo

Tem como objetivo dar suporte às necessidades de informação dos usuários em suas atividades profissionais, de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o avanço do conhecimento na área de saúde.

 

Do Termo de Cooperação

Está em análise, junto aos órgãos pertinentes nas instituições, um acordo de cooperação técnica entre a Ebserh e a Univasf, permitindo o acesso dos agentes da Ebserh ao acervo e aos serviços de suas bibliotecas, conforme as normas estabelecidas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBI, enquanto não existe a biblioteca do hospital. Recomendamos a todos que acessem a página da biblioteca: http://portais.univasf.edu.br/sibi.

As mesmas orientações com relação às normas, regulamentos, serviços e outros quesitos, também se enquadram aos empregados da Ebserh. 

 

Do Cadastro na Biblioteca

O cadastro deve ser realizado pelo interessado, dirigindo-se ao balcão da biblioteca da Univasf no campus Petrolina (Centro), próximo ao HU-Univasf, com a seguinte documentação:

1.    Último Contracheque ou algum comprovante de vinculação com a Ebserh;

2.    Apresentar um documento com foto;

3.    Número de CPF;

 

Dos Serviços oferecidos

São oferecidos pela biblioteca da Univasf os seguintes serviços:

1 - Consulta, Empréstimo, Renovação e Devolução de Material Bibliográfico;

Empréstimo Domiciliar – Obs.: O limite de livros emprestados aos funcionários da Ebserh se enquadram na mesma categoria dos Técnico-Administrativos. Segue o Regulamento do SIBI: http://portais.univasf.edu.br/sibi/regulamento-sibi.pdf

Obs.: Para consultar o acervo da biblioteca, acesse:

https://biblioteca.univasf.edu.br/biblioteca/index.php

2 - Computadores para acesso à internet e a bases de dados científicas;

3 - Comutação Bibliográfica (COMUT);

4 - Ficha Catalográfica (Catalogação na fonte);

5 - Pergamum Mobile (realizar consultas ao acervo, fazer renovação e reservar materiais conectando a partir do dispositivo móvel no endereço eletrônico: https://biblioteca.univasf.edu.br/mobile/index.php);

6 - Solicitação de ISBN;

7 - Solicitação de ISSN;

8 - Levantamento Bibliográfico;

9 - Pesquisa à Base de Dados Bibliográficos;

10 - Acesso a Plataforma de eBooks (Em Construção);

Para maiores informações sobre cada serviço oferecido, acesse a página do SIBI: http://portais.univasf.edu.br/sibi

 

Dos Tutoriais e Guias

Estes tutoriais e guias são instruções de como pesquisar em algumas das principais bases de dados científicas na área de saúde. Para tanto, segue o link:

http://portais.univasf.edu.br/sibi/informacao-ao-usuario/tutoriais-e-guias

 

Do Funcionamento

Horários:

Segunda à Sexta: 08h às 22h

Sábado: 08h às 12h

Endereço: Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro. Petrolina-PE. CEP: 56.304-205.

Colaborador: Fabio Oliveira Lima - Bibliotecário

Contato: (87) 2101-6760

Portais e Periódicos de acesso livre Portais e Periódicos de acesso livre

A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis para consulta em texto completo; 130 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico. Mais de 250.000 documentos entre capítulos de livros eletrônicos, relatórios e outros tipos de publicações não seriadas.

 

 

 

O Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe (AL&C). O PubMed compreende mais de 22 milhões de citações da literatura biomédica da MEDLINE, periódicos de ciências naturais e livros on-line. As citações e resumos (abstracts) do PubMed abrangem tópicos em biomedicina e saúde, ciências naturais, ciências do comportamento, química e bioengenharia.

 

 

O PubMed compreende mais de 22 milhões de citações da literatura biomédica da MEDLINE, periódicos de ciências naturais e livros on-line. As citações e resumos (abstracts) do PubMed abrangem tópicos em biomedicina e saúde, ciências naturais, ciências do comportamento, química e bioengenharia. O PubMed também dá acesso a sites relevantes na área e direciona o usuário para outros recursos em biologia molecular do NCBI (National Center for Biotechnology Information). O PubMed é um recurso de livre acesso que é desenvolvido e mantido pela NCBI, na NLM (U.S. National Library of Medicine), localizado na National Institutes of Health (NIH). Alguns editores de periódicos submetem suas citações ao NCBI e fornecem acesso ao texto completo (full-text) dos artigos dos periódicos que utilizam o LinkOut. SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

 

 

    

É uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

 

É o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. Há 31 anos contribuindo para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na Região.

 

 

O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas. É um website mantido pela National Library of Medicine (em português: Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América) que contém informações (em inglês e castelhano) sobre saúde. É atualizado diariamente.

 

 

É um website mantido pela National Library of Medicine (em português: Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América) que contém informações (em inglês e castelhano) sobre saúde. É atualizado diariamente.

 

 

 

O Arca tem por objetivo principal reunir e dar visibilidade à produção técnico-científica da instituição e representa parte significativa do esforço da pesquisa pública em saúde no Brasil. Conheça o Arca e faça parte do movimento internacional pelo livre acesso à informação! Boa pesquisa.

 

 

Revistas Eletrônicas

Revistas de Ciências Médicas e da Saúde do IBICT

http://seer.ibict.br/index.php?option=com_mtree&task=listcats&cat_id=2161&Itemid=109

 

Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS

http://portal.revistas.bvs.br/

 

Revista de Saúde Pública

http://www.revistas.usp.br/rsp

 

Ciência e Saúde Coletiva

http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/

 

Revistas da UNIVASF

http://www.periodicos.univasf.edu.br/

 

E-books na área de saúde E-books na área de saúde

Em construção

Novas aquisições Novas aquisições

Em construção