Estágio Estágio

Estágio curricular

Estágio curricular

Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP)

Av. José de Sá Maniçoba, S/N - HU-UNIVASF - 1º andar

Centro - Petrolina/PE

Fone: (87) 2101-6504/6506

E-mail: gepesq.huwap@univasf.edu.br

Horário de atendimento: Das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira.

Os estágios no HU-UNIVASF são estruturados de acordo com a Lei nº 11.778, de 25 de setembro de 2008 e a política de estágio para a UNIVASF é normatizada pela Resolução  008/2004 que trata das Normas Gerais de Funcionamento do Ensino de Graduação e pela Resolução n°13/2006 que trata das Atividades de Estágio Curricular.

Manual do aluno

Cursos disponíveis para estágio curricular

  1. Enfermagem
  2. Medicina 
  3. Farmácia
  4. Residência médica (Neurocirurgia, Medicina de Família e Comunidade, Anestesiologia, cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia vascular, Clínica médica)
  5. Residência Multiprofissional em Urgência em Enfermagem

Instituições de ensino superior:

•             UNIVASF: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e  Administração.

•             UPE: Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

•             FASJ: Fisioterapia.

•             FACAPE: Serviço Social e Ciências da Computação.

•             SEUNE: Enfermagem.

•             Faculdade de Ciências médicas da Paraíba FCM: Medicina.

 

Instituições de nível médio/técnico:

•             VALQUÍRIA - Técnico de Enfermagem, Radiologia e Segurança no Trabalho.

•             SANTA LUZIA - Técnico de Enfermagem.

•             SENAC - Técnico de Enfermagem e Radiologia.

•             FESN - Técnico de Enfermagem e Radiologia.

•             INESB - Técnico de Enfermagem e Radiologia.

•             Biológica: Técnico em análises clínicas.

•             IEPROL:  Técnico em enfermagem.

 

Outras instituições:

  • Demais instituições: alunos da graduação e técnico, conforme convênio que seja previamente formulado e compromissado entre as partes.

PRIMEIRA ETAPA: SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO

A solicitação deverá ser feita através do colegiado mediante ofício informando quantidade de alunos, data e setor onde serão desenvolvidas as atividades.

 

SEGUNDA ETAPA: ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

O coordenador do curso e/ou de estágio deverá encaminhar o Termo de Compromisso de Estágio (disponível abaixo) para a Pró-reitoria de extensão - PROEX em três vias. O documento deverá ser assinado pelo aluno, coordenador do curso do estagiário e/ou pelo docente responsável. Além do Termo de compromisso, deverão ser enviadas cópia do Cartão de Vacinação; cópia de RG e CPF; comprovante de residência, Cópia da Apólice do Seguro Obrigatório e Plano de Atividades (disponível abaixo).

Termo de compromisso de estágio.

Plano de Atividades.

 

TERCEIRA ETAPA: LIBERAÇÃO DE ACESSO E INÍCIO DO ESTÁGIO

Após a autorização do estágio e/ou aula prática deverá ser preenchido o Formulário de Autorização de Entrada o qual será encaminhado à Gerência de Ensino e pesquisa em três vias impressas. Este documento deve ser entregue com antecedência mínima de 10 (dez) dias à data pretendida para início das atividades

No dia acordado para o início das atividades, o docente deverá acompanhar o discente ao local do estágio para desenvolvimento das atividades.

Atenção: os candidatos a estágio/aula prática no HU-Univasf devem estar, obrigatoriamente, com as vacinas contra Hepatite-B e tétano atualizadas; o que será comprovado através do fornecimento de cópia de cartão de vacinação (ver SEGUNDA-ETAPA).

Formulário de Autorização de Entrada.

 

PRIMEIRA ETAPA: SOLICITAÇÃO DE CONVÊNIO

A instituição proponente deverá encaminhar solicitação para a superintendência do HU/UNIVASF pleiteando ABERTURA DE CONVÊNIO. A solicitação será feita mediante ofício direcionado à Gerência de Ensino e Pesquisa, anexando-se o Termo de convênio (disponível abaixo) devidamente preenchido. Além disso, deverão ser encaminhados os documentos constantes na relação disponível abaixo.

Termo de Convênio.

Documentos obrigatórios.

Após análise e aprovação do estágio e/ou aula prática e definida as responsabilidades das partes, inclusive a contrapartida a ser fornecida pela instituição a ser conveniada (externa), a superintendência do HU/UNIVASF chama as partes para a assinatura do contrato, cuja validade é para o período de dois a cinco anos, podendo ser interrompido a qualquer tempo, por ambas as partes, segundo o que estiver estabelecido no termo do convênio.

Atenção: Ressalta-se que a assinatura do convênio não garante a atividade prática no HU/Univasf, esta ficará condicionada à disponibilidade do setor em acolher os alunos.

 

 

SEGUNDA ETAPA: AUTORIZAÇÃO DE ENTRADA

Após a celebração do convênio, deverá ser preenchido o Formulário de Autorização de Entrada  o qual será encaminhado à Gerência de Ensino e pesquisa em três vias impressas. Este documento deve ser entregue com antecedência mínima de 10 (dez) dias à data pretendida para início das atividades

No dia acordado para o início das atividades, o docente deverá acompanhar o discente ao local do estágio para desenvolvimento das atividades.

Atenção: os candidatos a estágio/aula prática no HU-Univasf devem estar, obrigatoriamente, com as vacinas contra Hepatite-B e tétano atualizadas; o que será comprovado através do fornecimento de cópia de cartão de vacinação.

Formulário de Autorização de Entrada.

 

TERCEIRA ETAPA: INÍCIO DO ESTÁGIO

No primeiro dia do estágio o docente deve apresentar seus alunos ao responsável pelo setor do HU/UNIVASF e realizar a divisão das atividades que deverão ser executadas por cada aluno.

É de responsabilidade do docente da instituição conveniada informar ao responsável pelo setor do HU/UNIVASF qualquer intercorrência ou impedimento na realização das atividades previstas.

 

PREMISSAS DO CONTRATO

  • Os alunos deverão receber, obrigatoriamente, supervisão direta e contínua de um docente da instituição conveniada, experiente na área de conhecimento solicitada. Não é permitida a presença de aluno no local de estágio sem o docente responsável;
  • O HU/UNIVASF não fornece refeição e nem vaga no estacionamento;
  • As necessidades de ajustes de qualquer ordem ou parte deverão ser realizadas;
  • Os materiais necessários para a execução das atividades durante o período de estágio e/ou aula prática deverão ser fornecidos pela instituição conveniada (luvas, máscara, touca e outros materiais específicos para o desenvolvimento das atividades previstas no estágio, conforme acordo firmado em reunião prévia com as escolas e coordenadores das unidades de ensino parceiras.
  • Os representantes da instituição conveniada deverão seguir as normas internas do HU/UNIVASF, em relação ao pessoal externo devendo estar usando, obrigatoriamente, cabelo preso, jaleco com identificação da instituição de origem, sapato fechado e crachá de identificação. O docente deverá usar um crachá que facilite sua identificação e função.