Nossa história Nossa história

Nossa história

O Hospital Universitário foi inaugurado em 04 de setembro de 2008, conhecido como Hospital de Urgências e Traumas Doutor Washington Antônio de Barros (HUT), e foi administrado pela Prefeitura Municipal de Petrolina até 31 de julho de 2013. Foi administrado também, através de convênio, pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) de agosto de 2013 a janeiro de 2015. Desde 01 de fevereiro de 2015, o hospital passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e atualmente é denominado Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf).

O HU-Univasf é a unidade de referência para os 53 municípios da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Médio do Vale do São Francisco - PEBA, formada por seis microrregionais de saúde e abrangendo uma população de, aproximadamente, 2.068.000 habitantes nos estados de Pernambuco e Bahia. Possui vocação para atenção a urgências e emergências que incluem politraumatismo, neurologia e neurocirurgia (alta complexidade), traumato-ortopedia (alta complexidade), cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia bucomaxilofacial, clínica médica e cirurgia plástica restauradora, com atendimento multidisciplinar das equipes de saúde.

O desenvolvimento econômico dos municípios que compõem a Região Interestadual de Atenção à Saúde do Médio do Vale do São Francisco demanda um incremento cada vez maior do volume de pacientes acolhidos nas emergências, portadores de lesões traumáticas decorrentes de acidentes de transporte terrestre, sobretudo de eventos com motocicletas.

Esta demanda crescente vem promovendo a superlotação das unidades e, consequentemente, o aumento da realização de cirurgias do trauma para o tratamento das lesões neurológicas, vasculares e do sistema musculoesquelético e do tronco, resultantes destes acidentes. Pela relevância da atuação e amplo significado social do perfil do HU-Univasf, buscamos cada vez mais o aprimoramento dos nossos serviços assistenciais e de ensino.

O HU-Univasf é campo de ensino para os cursos de ensino superior oriundos da própria Univasf: Enfermagem, Psicologia, Medicina, Farmácia; ou da Universidade de Pernambuco (UPE): Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição; Faculdade de Ciências Aplicada de Petrolina (FACAPE): Serviço Social; Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ): Fisioterapia. Além de cursos superiores, o HU-Univasf é campo de prática para escolas técnicas, sendo elas: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC): Enfermagem e Radiologia; Escola de Formação Técnica de Saúde Dra. Valquíria Saturnino: Enfermagem e Radiologia; Centro de Ensino Técnico Santa Luzia: Enfermagem; Instituto Integrado de Educação Social do Brasil (INESB): Enfermagem e Radiologia; e Instituto de Ensino Educacional Ferreira e Silva (FENS): Enfermagem e Radiologia.

Em 17 março de 2017, foi inaugurada a Policlínica da Univasf, unidade vinculada ao Hospital Universitário, voltada ao atendimento ambulatorial gratuito, oferecendo consultas, exames de diagnóstico por imagem e pequenas cirurgias, além de ser um ambiente adequado ao desenvolvimento de pesquisa e ensino para diversos cursos da área da saúde.

O HU-Univasf e a Policlínica integram o Sistema Único de Saúde (SUS) e prestam serviços totalmente gratuitos à população do Vale do São Francisco.