Notícias Notícias

Voltar

Projeto leva orientações de saúde através do cinema

Projeto

Projeto leva orientações de saúde através do cinema

A previsão é que os encontros aconteçam quinzenalmente e por vários setores do hospital.

Mais do que entreter ou emocionar, o cinema também pode ser usado como ferramenta didática para diversas temáticas, inclusive as que envolvem a área da saúde. Pensando em todo apelo e encantamento que o cinema desperta, a equipe Multiprofissional da Clínica Cirúrgica do HU-Univasf desenvolveu a “Cinemateca Itinerante”.

A proposta do projeto é levar orientações a cuidadores e profissionais através de vídeos, dinâmicas e discussões acerca de temas referentes à assistência aos pacientes. A previsão é que os encontros aconteçam quinzenalmente e por vários setores do hospital. “Queremos melhorar a ambiência e as relações, com uma atividade que foge da rotina e atenda às necessidades de trazer esclarecimentos sobre determinados assuntos”, explicou a terapeuta ocupacional Priscila Simões.

A primeira sessão da Cinemateca aconteceu na última sexta-feira (27), o conteúdo trabalhado pela equipe foi “Contaminação Cruzada”. Além de assistirem a um vídeo os participantes interagiram durante uma dinâmica que pretendia demonstrar como ocorre a transmissão de bactérias e vírus por meio do uso de objetos comuns, como copos, celulares, entre outros. Os acompanhantes receberam explicações a respeito das precauções que precisam tomar, especialmente, com os pacientes em isolamento de contato.

Glaudistone Souza (50) está acompanhando o período de internamento de seu cunhando no HU. Ele contou que foi muito importante participar da atividade do projeto, principalmente, por esta ser a primeira vez que precisa cuidar de um paciente. “ Foi muito interessante, além da distração vieram as informações sobre segurança e higiene e como elas são importantes para preservar a saúde de todos”, disse.

Cinemateca Itinerante