Notícias Notícias

Voltar

Capacitações promovem o aperfeiçoamento do atendimento à pessoa idosa

Cursos

Capacitações promovem o aperfeiçoamento do atendimento à pessoa idosa

O curso vem possibilitando trocas de conhecimentos e vivências sobre o envelhecimento e saúde

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco, através da Unidade de Atenção Psicossocial, está promovendo uma série de cursos voltados ao atendimento à pessoa idosa. O curso “Vivências multiprofissionais sobre envelhecimento e saúde da pessoa idosa no âmbito hospitalar” vem possibilitando um espaço de troca de conhecimentos e vivências, entre os profissionais e residentes do hospital sobre envelhecimento e saúde.

“O envelhecimento populacional é uma realidade, e cabe a nós, profissionais de saúde, buscarmos conhecimento para atendermos de forma qualificada a nova realidade que se apresenta”, explicou a assistente social Isabel Leite, quando questionada sobre a motivação que a levou a organizar o curso.

O primeiro encontro foi realizado no dia 17 de outubro, com o tema: “População idosa: crescimento, família, direitos e saúde mental”.  As facilitadoras Isabel Leite e a psicóloga Armida Portela abordaram a respeito do crescimento da população idosa, as relações familiares, o suporte social, violência, direitos e a saúde mental da pessoa idosa.

Na última terça-feira (30), aconteceu a segunda palestra: “Envelhecimento ativo e saudável”. A profissional de educação física Paula Maduro e a chefe da Unidade de Nutrição Clínica do HU, Izabelle de Araújo, trouxeram reflexões sobre o processo de envelhecimento saudável e a importância de uma nutrição adequada, somada à atividade física, para o idoso ter qualidade de vida e manter sua autonomia.

A programação inclui ainda mais três encontros que ocorrerão nos meses de novembro e dezembro. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

 

Programação:

 

Assistência de enfermagem e aspectos fonoaudiológicos no processo do envelhecimento humano

 

 

14.11/14h

Auditório HU/ Univasf

 

Fabiana Nery Oliveira e Renata Coelho

Cuidados paliativos no idoso: viver após o AVE

28.11/14h

 Auditório HU/ Univasf

Mona Lisa Joyce dos Santos e Karoliny Texeira

 

Abordagem farmacoterapêutica no cuidado ao paciente idoso

12/12/ 14h

Auditório HU/ Univasf

Fabricio Cagliari, Isabella Virgínio e Daniel Tenório

 

Imagens: