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A Ouvidoria do HU-Univasf é um canal de comunicação direto entre o cidadão e a instituição, um espaço de participação social que permite a cooperação ativa dos cidadãos no controle da qualidade dos serviços públicos.

O setor conta com uma equipe capacitada e um Sistema Eletrônico de Atendimento, o SIG-Ebserh. A unidade é membro da Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF), na qual estão inseridos todos os Hospitais Universitários Federais sob gestão administrativa da Ebserh.

Sua atribuição fundamental é receber, analisar, classificar, registrar e encaminhar as manifestações dos usuários (reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios), identificando, a partir de cada manifestação, a relevância de um eventual problema de gestão, de modo a contribuir para a solução, por meio de sugestões e informações pertinentes.

Dessa forma, os objetivos da Ouvidoria do HU-Univasf compreendem incentivar o controle social para o exercício da cidadania, atuar como instrumento para aprimoramento da qualidade de serviços prestados e garantir ao cidadão o direito à informação.

Por fim, vale ressaltar que a Ouvidoria funciona como um agente promotor de mudanças, o que favorece uma gestão flexível e voltada para a satisfação das necessidades do cidadão, além de contribuir para a garantia de uma prestação de serviços públicos de qualidade e para a efetivação de direitos.

Atualmente, a Ouvidoria do HU-Univasf disponibiliza os seguintes canais de recebimento das manifestações:

  • Presencial: Localizada no Térreo Administrativo, próximo à recepção de funcionários do HU-Univasf, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; 
  • Formulário Eletrônico: Clique para acessar;
  • Caixas de coleta: Distribuídas nas clínicas, na Emergência, próximo ao elevador de serviço, no Ambulatório do HU e na Policlínica;
  • Correspondência (carta ou correspondência oficial): CEP: 56304-205 
  • Telefone: (87) 2101 6519 
  • E-mail: ouvidoria.univasf@ebserh.gov.br

As demandas recebidas por e-mail, telefone, caixas de coleta, presencialmente ou por correspondências são cadastradas no Sistema de Informações Gerenciais (SIG) por intermédio da Ouvidoria. Já as demandas recebidas via formulário disponibilizado no site do hospital são cadastradas diretamente no SIG. Após o cadastramento, é gerado um número de protocolo que possibilita ao cidadão acompanhar o andamento da sua manifestação.

A Ouvidoria encaminhará a decisão administrativa final ao usuário imediatamente quando a dispuser, ou no prazo de (30) trinta dias, prorrogável de forma justificada, uma única vez, por igual período, conforme a Lei nº 13.460/2017 que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

As manifestações são classificadas da seguinte forma: