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Ouvidoria

Bem-vindo!

A Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco tem prazer em recebê-lo.

Conte conosco!

 

Canais de Acesso

Presencialmente: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefone: (87) 2101 6519

Online: http://www.ebserh.gov.br/web/portal-ebserh/nova-solicitacao

E-mail: ouvidoria.univasf@ebserh.gov.br

Caixas de coleta: Distribuídas pelas áreas de circulação do Hospital Universitário e da Policlínica

 

Público Alvo

Pacientes, Familiares, Acompanhantes, Funcionários, Professores, Residentes, Acadêmicos e Estagiários;

 

Serviços prestados

Reclamações, Solicitações, Sugestões, Críticas, Elogios e Orientações.

 

Tempo de Espera para atendimento

O atendimento presencial será imediato dependendo da demanda.

 

Encaminhamento das demandas

A Ouvidoria dará encaminhamento das representações para as Direções, Unidades Gerenciais ou Serviços que tenham relação com as mesmas.

 

Prazo para resposta

A partir de 15 dias úteis, as respostas serão efetuadas por telefone ou e-mail, dependendo do acesso a comunicação disponível do usuário.

 

Ouvidora Interina

Larissa Santos Walfredo

Secretária
Cicera Nunes Feitosa

 

Você sabe o que faz uma Ouvidoria?

A Ouvidoria Pública é a unidade responsável pela promoção da interlocução do órgão estatal com o cidadão. Ela é responsável por receber, analisar, encaminhar e responder ao cidadão as suas demandas; fortalecer a cidadania e a participação popular e garantir à sociedade o direito de aceso à informação.

A ouvidoria deve funcionar como agente promotor de mudanças, favorecendo uma gestão flexível, voltada para a satisfação das necessidades do cidadão, e garantindo uma prestação de serviços públicos de qualidade, de forma a preservar direitos.

Desta forma, a ouvidoria é importante colaboradora para a gestão dos serviços públicos, na medida em que informa ao dirigente a existência de dificuldades cotidianas. Com essa atuação, a ouvidoria pode motivar mudanças estruturais significativas para a melhoria da qualidade do atendimento.

Ouvidoria e SIC atuam da mesma forma?
Não. O Serviço de Informação ao Cidadão (LAI), criado pela Lei 12.527/2011, existe para que o usuário tenha acesso amplo à informação. A regra agora é o acesso, o sigilo é exceção. Já na ouvidoria, o cidadão encontrará respostas sobre questões que estão impactando na qualidade do atendimento que está recebendo.

Ouvidoria do HU-Univasf

Nos hospitais universitários sob contrato de gestão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o titular da ouvidoria é nomeado pelo Superintendente e tem a atribuição de cuidar dos procedimentos internos da Ouvidoria, acolher as manifestações que lhe forem dirigidas por qualquer meio de comunicação e proporcionar o atendimento aos interessados.

A ouvidoria do HU é um órgão de comunicação com Dirigentes, Corpo Docente e Discente, Pesquisadores, Professores e Alunos, Prestadores de Serviços, Fornecedores, servidores, empregados e, claro, os cidadãos.

Regimentalmente, entre suas atribuições, cabe destacar as seguintes:

1. Receber as manifestações apresentadas pelos interessados, pacientes ou funcionários, tratando com absoluta confidencialidade as informações, dando-lhes o devido encaminhamento, mesmo aquelas sem identificação, caso as razões do anonimato sejam consideradas justificáveis;

2. Rejeitar e determinar o arquivamento de manifestações improcedentes;

3. Atender o manifestante com cortesia e respeito, sem discriminação ou pré-julgamento, dando-lhe resposta à questão apresentada, no menor prazo possível e com objetividade;

4. Agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça resguardando o sigilo das informações;

5. Encaminhar à área de gestão de pessoas da unidade, os empregados e servidores que desejam tratar de assuntos de natureza trabalhista, seja de interesse individual ou coletivo.