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Ouvidoria

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A Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais da Ebserh está mudando! Agora, todas as Ouvidorias da Rede, incluindo a Ouvidoria-Geral, passam a compor o Sistema de Ouvidorias do Executivo federal, instituído pelo Decreto 9.492/2018. 

Mas o que isso impacta para os cidadãos? 

O novo decreto, além de instituir o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo federal, estabelece novas regras tanto para as Ouvidorias quanto para os usuários. Uma das mudanças mais significativas é o uso de uma ferramenta única para registro das manifestações, o e-OUV.

                  

Isso quer dizer que todas as Ouvidorias se unificaram no e-OUV, e você, cidadão(ã), passou a ter um canal único para falar com todas as 386 Ouvidorias do Executivo federal, incluídas aqui as Ouvidorias dos Hospitais Universitários vinculados à Ebserh, assim como a Ouvidoria-Geral, na Sede.

Basta clicar aqui, escolher com quem quer falar e encaminhar sua manifestação, que pode ser uma reclamação, uma solicitação, uma denúncia, uma sugestão, um elogio ou um pedido de simplificação de serviço público.

Além dessa mudança, o decreto alterou prazos, regulamentou a forma de tramitação das manifestações anônimas, entre outras modificações, como por exemplo, a possibilidade de, ao final do atendimento, avaliar e dizer se você ficou satisfeito com a resposta e com a forma como a Ouvidoria atendeu você.

Quer entender mais as novidades trazidas pelo decreto?

Clique aqui e acesse mais informações sobre a legislação ou clique aqui e acesse o “Perguntas Frequentes” elaborado pela Ouvidoria-Geral da União.

Você tem manifestações em aberto nesta Ouvidoria?

Não se preocupe! O nosso sistema, o SIG/Ouvidoria, não será inutilizado até que tenhamos finalizado todas as manifestações recebidas até 08/10/2018. Se você tiver qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco, através do telefone: (87) 2101 6519.

Se identificar qualquer dificuldade em acompanhar alguma manifestação feita até dia 08/10/2018, basta nos ligar e informar o número do protocolo ou, se preferir, pedimos que aguarde mais um tempo para enviarmos uma resposta ao e-mail cadastrado.

Você deseja fazer alguma solicitação de acesso à informação?

Os pedidos de acesso à informação, regulamentados pela Lei de Acesso à Informação e pelo decreto 7.724/2012, possuem tratamento distinto do ofertado para as demandas comumente recebidas pela Ouvidoria (reclamações, denúncias, elogios, etc).

Considerando que a regra é o acesso e o sigilo, exceção, o Estado brasileiro te oferece um canal exclusivo para realizar esses pedidos: o e-SIC. Esta é uma ferramenta muito importante para garantir a transparência na Administração Pública, através da participação social! 

Já na Ouvidoria, que possui um conceito e uma regulamentação distintos do e-SIC, o(a) cidadão(ã) encontrará um canal para formular questões que vão para além dos pedidos de informação.

No âmbito da Rede Ebserh, são os(as) Ouvidores(as) que gestam os dois canais. Nosso objetivo é orientar, transmitir informações e colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Ebserh.

O aprimoramento da Administração Pública depende de todos. Aproxime-se da legislação e vamos crescer juntos! 

A Ouvidoria do HU-Univasf é um canal de comunicação direto entre o cidadão e a instituição, um espaço de participação social que permite a cooperação ativa dos cidadãos no controle da qualidade dos serviços públicos.

O setor conta com uma equipe capacitada e um Sistema Eletrônico de Atendimento, o SIG-Ebserh. A unidade é membro da Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF), na qual estão inseridos todos os Hospitais Universitários Federais sob gestão administrativa da Ebserh.

Sua atribuição fundamental é receber, analisar, classificar, registrar e encaminhar as manifestações dos usuários (reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios), identificando, a partir de cada manifestação, a relevância de um eventual problema de gestão, de modo a contribuir para a solução, por meio de sugestões e informações pertinentes.

Dessa forma, os objetivos da Ouvidoria do HU-Univasf compreendem incentivar o controle social para o exercício da cidadania, atuar como instrumento para aprimoramento da qualidade de serviços prestados e garantir ao cidadão o direito à informação.

Por fim, vale ressaltar que a Ouvidoria funciona como um agente promotor de mudanças, o que favorece uma gestão flexível e voltada para a satisfação das necessidades do cidadão, além de contribuir para a garantia de uma prestação de serviços públicos de qualidade e para a efetivação de direitos.

Atualmente, a Ouvidoria do HU-Univasf disponibiliza os seguintes canais de recebimento das manifestações:

  • Presencial: Localizada no Térreo Administrativo, próximo à recepção de funcionários do HU-Univasf, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; 
  • Formulário Eletrônico: Clique para acessar;
  • Caixas de coleta: Distribuídas nas clínicas, na Emergência, próximo ao elevador de serviço, no Ambulatório do HU e na Policlínica;
  • Correspondência (carta ou correspondência oficial): CEP: 56304-205 
  • Telefone: (87) 2101 6519 
  • E-mail: ouvidoria.univasf@ebserh.gov.br

As demandas recebidas por e-mail, telefone, caixas de coleta, presencialmente ou por correspondências são cadastradas no Sistema de Informações Gerenciais (SIG) por intermédio da Ouvidoria. Já as demandas recebidas via formulário disponibilizado no site do hospital são cadastradas diretamente no SIG. Após o cadastramento, é gerado um número de protocolo que possibilita ao cidadão acompanhar o andamento da sua manifestação.

A Ouvidoria encaminhará a decisão administrativa final ao usuário imediatamente quando a dispuser, ou no prazo de (30) trinta dias, prorrogável de forma justificada, uma única vez, por igual período, conforme a Lei nº 13.460/2017 que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.