Projeto Consultório Itinerante Projeto Consultório Itinerante

Projeto Consultório Itinerante

Principais atividades

Em 10 de outubro de 2013, por meio da Portaria Interministerial nº 15, foi instituído o Projeto Consultório Itinerante, que realiza atendimento Odontológico e Oftalmológico a educandos que estão incluídos no Programa Saúde na Escola e Brasil Alfabetizado. O projeto visa possibilitar um novo cenário de ensino e aprendizagem na formação de profissionais de saúde nas áreas de saúde bucal e oftalmológica.

Os consultórios itinerantes são veículos adaptados e equipados para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal e oftalmológica, compostos por caminhão para locomoção dos baús: 1(um) baú de carga geral; 1(um) baú odontológico com 2 (dois) consultórios e 1 (um) aparelho de Raio - X; e 1 (um) baú oftalmológico com 2 (dois) consultórios e 1(um) laboratório de montagem de óculos.

Em 26 de novembro de 2013, o HU-Univasf, por meio da Univasf, recebeu oito consultórios (4 oftalmológicos e 4 odontológicos) e possui uma equipe formada por: odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo.

Desde a formação da equipe do PCI no HU-Univasf, mais de 2.000 atendimentos já foram realizados pela equipe do projeto, por meio de parcerias firmadas com as Prefeituras Municipais de Juazeiro-BA, Lagoa Grande e Petrolina.

Além de prestar atendimentos ao seu público-alvo, o projeto funciona como extensão das mais variadas áreas dos cursos oferecidos pela Univasf.

Por meio das parcerias que vão sendo firmadas com as prefeituras da Rede PEBA (Pernambuco e Bahia), o Projeto segue dando continuidade nos atendimentos aos alunos da rede pública de ensino.

 

Como solicitar?

A prefeitura que se interessar pelos serviços desse projeto, deverá entrar em contato com a equipe do PCI via telefone, e-mail ou ofício, que realizará a avaliação referente ao cumprimento dos critérios que são necessários para formalização do Termo de Cooperação Técnica.

 

Composição da equipe

A formação da única equipe do PCI de Oftalmologia e Odontologia do HU-Univasf foi iniciada em abril de 2016, sendo parcialmente concluída em maio de 2016. As unidades móveis contam com os seguintes profissionais:

 

Cirurgiã Dentista: Andreia Moreira de Souza Barros - CRO: 6042 PE

andreia.barros@ebserh.gov.br

(Ramal específico: 6532)

 

Assistente Administrativo: Miqueas Macedo dos Santos

miqueas.santos@ebserh.gov.br

(Ramal específico: 6532)

 

Médico Oftalmologista: Francisco Henrique Ferraz - CRM: 15672 PE

francisco.ferraz@ebserh.gov.br

(Ramal específico: 6532)

 

Técnico em Saúde Bucal: Moisés de Morais Viana Junior - TSB: 480 PE

moises.junior@ebserh.gov.br

(Ramal específico: 6532)

 

Técnico em Óptica: Ilson de Oliveira Luna - CROO: 1781 PE

ilson.luna@ebserh.gov.br

(Ramal específico: 6532)