Nossa história Nossa história

Institucional - Nossa História - Galeria de fotos

                                                               

O Hospital Universitário Ana Bezerra foi inaugurado em 04 de fevereiro de 1952, construída com recursos obtidos junto ao Ministério da Saúde, através do então Secretário Executivo o Dr. Manoel Vilaça; posteriormente, na década de 60 passa a ser vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Centro Rural Universitário de Ações Comunitárias - CRUTAC. Ao longo de sua história desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão. Nos dias atuais tem a missão de prestar assistência materno-infantil, qualificada e humanizada, servindo a um ensino voltado para uma formação cidadã.

A Maternidade, no início, era denominada Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Santa Cruz" (APAMI). 

O presidente da associação mantenedora era o Sr. João Bianor Bezerra. O primeiro Diretor Geral foi Demócrito Ramos da Rocha (Clínico Geral e Obstetra). 

Ana Bezerra Brasileira (de amarelo)No dia de sua inauguração nascia a primeira criança: Ana Bezerra Brasileira (de amarelo na foto ao lado). Seu nome foi colocado como forma de homenagem à senhora Ana Bezerra (mãe do então Dep. Federal Teodorico Bezerra), doadora do terreno em que fora construída a maternidade. 

Em 02 de agosto de 1966, com a instalação do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária - CRUTAC em Santa Cruz, a maternidade passou a servir como campo de estágio, vinculando-se à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tornando-se Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB.

Desde então, o HUAB vem associando assistência, ensino, pesquisa e extensão, sendo hospital de referência na atenção à saúde materno-infantil na região do Trairi e adjacências, cumprindo um importante papel dentro do sistema de saúde do estado do Rio Grande do Norte. É reconhecido pela UNICEF como Hospital Amigo da Criança desde 1996, além da outorga da premiação Galba de Araújo no ano de 2000 como reconhecimento pela forma de assistir ao parto, além de possuir o reconhecimento da Fundação Banco do Brasil como instituição que se destaca em Tecnologia Social e dispositivos da Política Nacional de Humanização na região Nordeste.

Oferece serviços ambulatoriais especializados voltados para a saúde da mulher e da criança, além de possuir um importante serviço de diagnóstico laboratorial e por imagem. O serviço de urgência e emergência obstétrica e o pronto atendimento referenciado pediátrico é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, com o objetivo de assistir com dignidade usuários do Sistema Único de Saúde.

Atualmente, com a denominação de Hospital Universitário Ana Bezerra, a instituição vem reforçando a cada ano seu cunho acadêmico, especialmente pela parceria com a FACISA (Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi), unidade acadêmica especializada da UFRN, situada no município de Santa Cruz.

Nesse sentido, no contexto do Ensino e na formação, recebe alunos dos cursos das áreas de saúde do campus central, da FACISA-Santa Cruz, da Escola de Medicina Multicampi e CERES – Currais Novos. Possui residências médicas e multiprofissional em saúde, além de contemplar um grupo de pesquisas, vinculados a Gerência de Ensino e Pesquisa. É o principal campo de estágio para a especialização em enfermagem obstétrica do Ministério da Saúde no Estado do RN.

O HUAB vem recebendo acadêmicos de vários cursos da universidade e instituições de ensino parceiras. Importante ressaltar, ainda nesse aspecto, que o HUAB vem apresentando um desenvolvimento expressivo no âmbito da Pesquisa e Extensão, com projetos funcionando nas dependências do hospital, bem como na comunidade circunvizinha. O produto das atividades acadêmicas vem sendo incorporado para aperfeiçoamento contínuo das práticas que compõem as linhas de assistência à mulher e à saúde da criança.

Cabe salientar ainda, a postura humanizada assumida pela instituição e seus colaboradores, baseando-se no Programa Nacional de Humanização, bem como, no Programa Humaniza SUS, que visa à valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. Dentro dessas premissas, o HUAB implantou o Projeto de Gestão Humanizada desde 1999, tendo como objetivo fundamental aprimorar a relação entre profissionais de saúde e usuários, dos profissionais entre si e do hospital com a comunidade. Bem como, o dispositivo da visita aberta e o direito ao acompanhante em todo o trabalho de parto, e pós-parto imediato. 

Desta forma, as ações e serviços prestados pelo HUAB estão pautados no planejamento assistencial, no plano diretor e nas diretrizes do Ministério da Saúde, na perspectiva de garantir a plenitude da assistência hospitalar do plano regional da rede cegonha. 

Em 2017, ao completar 65 anos de importantes serviços prestados à comunidade de Santa Cruz (RN) e demais municípios formadores da 5ª. Região de Saúde do Rio Grande do Norte, entra numa nova etapa de desenvolvimento: a utilização de um imóvel recebido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, em doação realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz. O imóvel, vizinho ao atual prédio do HUAB, receberá diversos serviços do hospital e também instalações da FACISA/UFRN para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, o que permitirá uma melhoria, em quantidade e qualidade, no atendimento prestado à sociedade.

Sobre a Ebserh

Desde o ano de 2013, o HUAB, juntamente com outros hospitais de ensino é gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. A Empresa, constituída em 2011, mantém convênio com o Ministério da Educação para administrar 39 dos 50 Hospitais Federais

Neste período houve diversas obras e reformas que ampliaram a estrutura física do HUAB, e ainda, aquisição de novos equipamentos de ponta, elevando o nível do seu parque tecnológico e os processos assistenciais e de gestão, o que contribuiu para a melhoria na qualidade e na quantidade de atendimentos. Pesquisas de satisfação dos usuários realizadas em 2017 demonstraram o alto índice de satisfação dos usuários com o atendimento e a assistência prestados pelo HUAB.

A Ebserh, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas ao órgão. 

Clique aqui para assistir o nosso vídeo institucional.