Notícias Notícias

Voltar

Ação aborda o Protocolo de Higienização das Mãos de Forma lúdica no Huab

Carnaval e Saúde

Ação aborda o Protocolo de Higienização das Mãos de Forma lúdica no Huab

O Setor de Vigilância em Saúde do Huab realizou ação itinerante denominada "Bloquinho Mãos Limpas" como orientação para a higiene das mãos

Nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2018, o Setor de Vigilância em Saúde (SVS-HUAB) promoveu uma ação educativa alusiva ao Carnaval denominada “Bloquinho Mãos Limpas”, essa percorreu todos os setores assistenciais e administrativos do HUAB e contou com a colaboração do SSOST, CIPA, UDP e Comissão de Biossegurança. 

De forma lúdica e participativa foi enfatizada a apresentação dos 5 momentos de higienização preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são eles, antes de atender o paciente, depois do atendimento, após contato com superfícies próximas, após contato com fluidos corporais e antes de procedimentos invasivos. Também foi demostrada a técnica de higienização das mãos, visando a prevenção e controle de infecções e de microrganismos multirresistente relacionadas a assistência, como também à segurança dos profissionais de saúde e de todos os sujeitos envolvidos nos cuidados aos pacientes.

Tal prática corresponde a uma Estratégia Multimodal da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a melhoria da Higienização de Mãos, que se baseia num conjunto de táticas que vão desde a promoção, monitoramento e avaliação da adesão correta à higiene das mãos, buscando a partir disso, superar obstáculos e barreiras comportamentais, tendo em vista, um clima de segurança institucional. Foram utilizadas músicas carnavalescas adaptadas para o momento que animaram os colaboradores.

Segundo o relato do Chefe do SVS-HUAB, o Sanitarista Dr. Wilton Medeiros, foi impressionante a recepção à ação, que aliou a abordagem lúdica do protocolo de higienização de mãos e um novo pacto de responsabilidade entre a equipe multiprofissional e os pacientes para o alcance de um cuidado mais seguro. Além disso vale destacar a importância da abordagem do tema para a equipe administrativa, ao considerar que a técnica correta também evita inúmeras doenças infeciosas no dia a dia de todos.

Imagens: