Notícias Notícias

Voltar

Huab inicia processo de expansão do modelo de regulação assistencial

melhoria da gestão

Huab inicia processo de expansão do modelo de regulação assistencial

Em três dias de trabalho, foi iniciada a fase de sensibilização do projeto

Nos dias 9, 10 e 11 deste mês de agosto iniciou-se nas dependências do Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB, o projeto de expansão do Modelo de Regulação Assistencial, tendo como facilitadores os membros de uma equipe do Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL, capitaneada pelo Superintendente do órgão, Stênio Silveira.

Nesta empreitada são tratados como Hospital Multiplicador (HM), o HUOL e Hospital Participante (HP), o HUAB

Com o objetivo final de aperfeiçoar o funcionamento do Núcleo Interno de Regulação Assistencial – NIR do HUAB este primeiro momento foi de sensibilização do Grupo Operativo, de cuja composição fazem parte colaboradores de todos os setores do hospital e que direta ou indiretamente necessitam de um NIR funcionando eficazmente.

Após a acolhida dos visitantes pela Superintendente do HUAB, Cláudia Dantas Rubim, houve a apresentação dos demais participantes, seguida de apresentações sobre o funcionamento dos hospitais participante e multiplicador. Também foram apresentados o projeto como um todo e a sequência de atividades. Fizeram uso da palavra os demais membros da comitiva do HUOL, inclusive de uma representante da Ebserh Sede.

Uma oficina sobre a montagem do projeto de Regulação Assistencial do HUAB foi a atividade principal até o final do segundo dia. E o encontro foi encerrado com uma visita técnica da comitiva do HUOL às instalações do HUAB, incluindo uma passagem pelas obras do novo anexo acadêmico administrativo Miguel Lula.

A estimativa de prazo para conclusão e implantação do novo modelo de regulação assistencial é de aproximadamente um ano.

Sobre a Ebserh

O HUAB desde o final de 2013 funciona sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, empresa vinculada ao Ministério da Educação.

Ciado em 2011 a estatal administra 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A EBSERH também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à empresa.

Imagens: