Notícias Notícias

Voltar

HUAB instala Tanque Criogênico

Redução de Despesas

HUAB instala Tanque Criogênico

Com a instalação do Tanque Criogênico o HUAB fará economia equivalente a 4 vezes o valor gasto antes do uso deste equipamento

O Hospital Universitário Ana Bezerra, de Santa Cruz, RN, instalou e passou a utilizar um Tanque Criogênico. Este equipamento, fabricado pela empresa Air Liquide, contém oxigênio liquefeito a -183°C.

O oxigênio liquefeito dentro do tanque a -183°C vai para a tubulação que vai até o vaporizador (serpentina gigante), onde o oxigênio liquefeito ganha calor e transforma-se em oxigênio gasoso e é distribuído para todo o hospital. 

A instalação deste tanque representa uma economia de mais de 4x em relação ao que é pago no oxigênio gasoso. O custo do metro cúbico deste oxigênio a granel é de R$ 1,14 enquanto que no oxigênio gasoso é de R$ 4,85/m3.

No dia 14/03/18 foi realizado o treinamento sobre como manusear a central de cilindros de backup e entender as válvulas de segurança do tanque. O treinamento foi ministrado pelo Eng. Thiago Rezende da AIR LIQUIDE.

Durante a instalação e o treinamento, o Setor de Logística e Infraestrutura Hospitalar - SLIH coordenou todo o processo, sendo acompanhado pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho - SSOST.

No dia da instalação estiveram presentes técnicos da Companhia de Energia do Rio Grande do Norte - COSERN, da Rede Conecta (Oi), M4Net. Pela AIR LIQUIDE acompanharam os trabalhos a empresa Servgás e Araújo Locações (Guincho).

 

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Hospital universitário Ana Bezerra faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.