Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário Ana Bezerra, localizado em Santa Cruz/RN, amplia acesso dessa população a procedimentos cirúrgicos

.

Hospital Universitário Ana Bezerra, localizado em Santa Cruz/RN, amplia acesso dessa população a procedimentos cirúrgicos

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos” (Fernando Pessoa).

 

Nesse clima poético é que representamos todo o esforço da equipe que compõe o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), a qual, constantemente tem direcionado de maneira programada, ações com o intuito de estabelecer o aumento da complexidade assistencial, assim como aumentar a resolutividade das demandas na área materno-infantil da região. Essas situações foram discutidas coletivamente e elencadas no ano de 2015, mais especificamente no Plano Diretor Estratégico (PDE), como um nó crítico que precisa ser superado.

Dentre as ações previstas no PDE, pode-se citar a ampliação quantitativa e qualitativa dos procedimentos cirúrgicos. Conforme previsto, esses procedimentos receberam alguns investimentos, os quais foram essenciais para melhorar quantitativamente e qualitativamente esta prestação de serviço.

Inicialmente realizou-se a reforma de ampliação estrutural do nosso Centro Cirúrgico, cuja inauguração ocorreu em 13 de novembro de 2015, com a abertura de 03 salas operatórias e 1 sala de recuperação pós-anestésica, assim como a aquisição de novos aparelhos cirúrgicos. Tais situações permitiram o incremento no número de consultas da clínica cirúrgica ginecológica, assim como a abertura da clínica cirúrgica pediátrica, atendendo a uma demanda reprimida na região.  

Hoje, o ambulatório de cirurgia possui a seguinte disponibilidade de vagas, a saber: para as cirurgias ginecológicas são ofertadas 60 vagas semanais para consultas e para cirurgias pediátricas são ofertadas 20 vagas semanais. Com relação aos procedimentos cirúrgicos ofertamos um total de 36 cirurgias eletivas semanais, destas, 24 correspondem a cirurgia ginecológica, 06 são cirurgias ginecológicas por videolaparoscopia e 06 cirurgias pediátricas.       

Esse é um marco histórico para a nossa instituição, assim como para a nossa sociedade, pois, como dito anteriormente estamos resolvendo nossas demandas aqui na região com qualidade e rapidez, evitando a ida para os grandes centros e formação de uma possível demanda reprimida.

Imagens: