Notícias Notícias

Voltar

HUAB realiza oficina de Simulação Realística

Oficina de Hemoterapia

HUAB realiza oficina de Simulação Realística

Nesta terça-feira, 14 uma oficina de Simulação Realística de Hemoterapia – utilização de hemocomponentes foi realizada em Santa Cruz, RN, por iniciativa do setor de Vigilância em saúde do Hospital Universitário Ana Bezerra - HUAB, com a participação de uma equipe de profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL. O público-Alvo foram os enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham no HUAB.

O que é

Simulação Realística é uma metodologia ativa de ensino/capacitação, que muito se aproxima da prática ou da realidade do cotidiano da vida em qualquer atividade. É uma simulação feita com pessoas e não com bonecos ou de forma virtual, com a participação ativa de profissionais ou alunos, conforme sua utilização, com todo o envolvimento de um cenário real de um ambulatório ou mesmo centro cirúrgico.

Na galeria de fotos será possível ter uma ideia de como tudo acontece. Há a necessidade de uma infraestrutura adequada e que, quanto mais próxima do ambiente real, melhor resultado oferecerá. Junte-se a isto uma equipe de profissionais devidamente habilitadas, através de formação em cursos específicos sobre simulação realística, realizada em instituições de ensino de primeira qualidade.

O cenário

Especificamente esta oficina teve como foco uma simulação realística de Hemoterapia com utilização de hemocomponentes. Montado no anfiteatro da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi – FACISA, em Santa Cruz, RN, houve a instalação de um cenário representando um ambulatório, onde havia todo um ambiente para uma transfusão de sangue, incluindo uma paciente e todo o material necessário ao procedimento. Em três momentos foram apresentadas situações reais, comuns no dia-a-dia dos hospitais, onde os participantes atuavam como enfermeiros em atividade, com direito às tensões inerentes a algumas situações críticas.

A turma que assiste ao trabalho como plateia, recebe um checklist das ações que devem ser realizadas pelos profissionais em ação, onde anotam o que foi positivo ou negativo. Para cada momento houve a atuação de participantes diferentes.

Conclusão

Após o término da simulação há um amplo debate sobre os pontos positivos e negativos apresentados pela atuação dos participantes, com intensa participação de quem estava assistindo. Com toda certeza o aprendizado obtido com a simulação realística supera em muitos pontos o simples desenrolar de uma aula tradicional ou mesmo aquelas com simulações que não envolvam a realidade física dos atores. A ferramenta pode ser usada em aulas práticas no ensino como também na forma de complemento de capacitação para profissionais.

Devido ao interesse despertado já foram marcadas mais duas oficinas para o dia 28 deste mês de março, a serem realizadas no Auditório do HUAB.

Realização

Participaram da organização e execução desta oficina Wilton Rodrigues Medeiros e Silvana Helena Neves, do setor de Vigilância em Saúde do HUAB, a Unidade de Desenvolvimento do Pessoal com a Jéssica Mendes e Gleyzia Andrade, a Divisão de enfermagem do Huab com Quênia Camille Martins e Lays Pinheiro de Medeiros, o Comitê Transfusional do HUAB e, ainda, a equipe de profissionais facilitadores composta pela professora Gabriela Melo, do departamento de Enfermagem da UFRN, as Enfermeiras Manuela Pinto e Isabel Karolyne Fernandes Costa, do HUOL e, ainda, Vanessa Azevedo, aluna do 9º. Semestre de Enfermagem da UFRN.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Por: Assessoria de Comunicação Social / HUAB