Notícias Notícias

Voltar

HUAB REALIZOU SUA III SEMANA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

De 3 a 7 de abril o Hospital Universitário Ana Bezerra - HUAB realizou sua III Semana de Segurança do Paciente.

HUAB REALIZOU SUA III SEMANA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Encerrou-se nesta sexta-feira, 7 de abril de 2017, a III SEMANA DE SEGURANÇA DO PACIENTE no Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB. A semana iniciou-se no dia 03 com a fala da Superintendente do Hospital, Professora Cláudia Dantas Rubim e da Gerente de Atenção à Saúde, Professora Flávia Andreia Santos. Na abertura do evento ambas destacaram a importância da prestação do cuidado em saúde que observe os preceitos propostos pela segurança do paciente e de como o tema é prioritário nos dias atuais para qualquer atividade que priorize a qualidade dos serviços ofertados. Também fizeram menção a extensa programação preparada para toda a semana, que proporcionaria aos participantes a oportunidade de conhecer os protocolos locais relacionados a temática, além de trocas de experiências e reflexões sobre a assistência prestada.

Com inúmeras palestras, proferidas por especialistas, mestres e doutores nos diversos assuntos abordados na semana, o evento teve como tema: “Priorizando a segurança do cuidado na busca da excelência”.

Além desses encontros, aconteceu ação itinerante para premiação do destaque trimestral em identificação do paciente e efetivação de identificação para pacientes sob hemovigilância, além de uma videoconferência com a EBSERH-Sede, sobre os 3 anos do Programa Ebserh de Segurança do Paciente.

O objetivo principal do evento foi o de “fortalecer a cultura de segurança do paciente no HUAB”, com o intuito de qualificar continuamente o cuidado ofertado e consequentemente favorecer a elevação do grau de satisfação dos usuários nos seus atendimentos.

Os assuntos objetos de palestra foram:

- Gestão de riscos assistenciais como estratégia para a qualificação do cuidado, com Quênia Camille;

- O Setor de Vigilância em Saúde e sua atuação na segurança do paciente: implantação dos protocolos e resultados, com Wilton Medeiros;

- Higienização das mãos – estratégias para a implantação do protocolo e monitoramento, com Fátima Lucena;

- Segurança cirúrgica no HUAB, por Adriana Souza e Carlla Cilene;

- Gerenciamento de risco: hemovigilância, tecnovigilância e farmacovigilância na segurança do paciente – Silvana Helena Neves;

- Estratégias de segurança do paciente e relação com a neonatologia- Mirley Carla Medeiros e Vanessa Medeiros;

- Protocolo de prevenção de quedas: implantação no HUAB, com Sonaira Larissa;

- Segurança na administração de medicamentos no HUAB, com Osvaldo Bay;

- Indicadores para a Segurança do paciente: métodos utilizados, com Glauco de Araújo;

- Nutrição na segurança do paciente, por Natália Amorim; e,

- Importância da farmácia clínica para a segurança do paciente, com Íris Ucella e Diego de Souza.

Ao final de cada palestra foram abertas oportunidades de perguntas para debater sobre os temas apresentados.

Sob a organização do Setor de Vigilância em Saúde, colaboração da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas e de todos demais setores, o HUAB comemorou a participação de 271 profissionais e estudantes da área durante os cinco dias de evento.

Imagens: