Notícias Notícias

Voltar

Huab realiza ação sobre a prevenção e controle das hepatites virais

CONTROLE E PREVENÇÃO

Huab realiza ação sobre a prevenção e controle das hepatites virais

Evento ofereceu vacina, testes rápidos, preservativos e palestra sobre o tema

Santa Cruz (RN) - Nesta quarta-feira, 26, o Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN) realizou um evento por ocasião do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho. A ação contou com a participação de pacientes e acompanhantes, funcionários do Huab, comunidade do município de Santa Cruz e funcionários da área da saúde de cidades vizinhas.

Durante a atividade, houve a realização de 87 testes rápidos de hepatites B e C, distribuição de preservativos masculinos e femininos, brindes, 57 vacinações contra a hepatite B, 90 aconselhamentos sobre as hepatites, pré e pós-testes. Uma das organizadoras do evento e médica infectologista do hospital filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Vanessa Melo, qualificou o evento como um sucesso.

 “As hepatites B e C são doenças que afetam pessoas em todo o mundo. Estima-se que 248 milhões de cidadãos convivam com o vírus da hepatite B, sendo que 600 mil morrem anualmente devido complicações relacionadas à doença. Em relação à hepatite C, responsável por cerca de 10 mil óbitos por ano, temos mais de 185 milhões de portadores. Por isso é tão importante discutir dados epidemiológicos, testagem, formas de transmissão e prevenção junto à população e aos profissionais de saúde”, ressaltou Vanessa.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huab-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Imagens:

Com informações do Huab-UFRN