Notícias Notícias

Voltar

Presidente da Ebserh inaugura mestrado profissional em gestão e inovação em saúde

Ensino

Presidente da Ebserh inaugura mestrado profissional em gestão e inovação em saúde

Curso promoverá o desenvolvimento de produtos e processos, em prol da qualidade do cuidado

Natal (RN) - Nesta segunda-feira, 24, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), iniciou oficialmente o principal projeto de qualificação dos profissionais que atuam nos hospitais universitários federais da sua rede, por meio do Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde, que promoverá o desenvolvimento de produtos e processos, em prol da qualidade do cuidado.

Com sede em Natal, a iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), que capacitará 15 agentes públicos concursados em nível superior, entre empregados e servidores.

A aula inaugural foi ministrada pelo presidente da Ebserh, Kleber Morais, que destacou a capilaridade do projeto. “Conseguimos envolver participantes de diversos estados da federação, beneficiando vários hospitais universitários, que terão multiplicadores do espírito inovador”, explicou o presidente.

Presentes na solenidade, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, e o superintende do Huol, Stenio da Silveira, enfatizaram o grau de qualificação do projeto junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao MEC, que conferiu nota 4, numa escala que vai até 5, ao mestrado profissional da estatal.

De acordo com o coordenador do Lais, Ricardo Valentim, esse sucesso na concepção abre portas para novos avanços. “A Ebserh e a UFRN já trabalham 2018, quando pretendemos apresentar o doutorado profissional, fruto da experiência e sucesso avaliativo com que compusemos a estrutura do mestrado”, projetou Valentim.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Huol