Notícias Notícias

Voltar

Após treinamento, membros da Cipa tomam posse no auditório do Hospital Universitário

SEGURANÇA DO TRABALHO

Após treinamento, membros da Cipa tomam posse no auditório do Hospital Universitário

Formação da comissão é exigida pela NR-5, que também abrange empresas públicas

Depois de uma semana intensa de capacitação, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) tomaram posse na sexta-feira (5), no auditório da instituição, quando também receberam o certificado de conclusão de curso. A comissão conta com 15 integrantes, sendo: sete representantes dos empregados, eleitos por meio de votação secreta; sete indicados pela alta gestão do hospital; e um servidor da UFCG (mesmo não sendo obrigatório, trata-se de uma boa prática institucional).  A eleição ocorreu nos dias 17 e 18 de setembro.

Durante a solenidade, o superintendente do HUAC- UFCG, professor Homero Rodrigues, desejou aos empossados um excelente trabalho e destacou que essa é a primeira vez que o hospital, em seus quase 70 anos de fundação, conta com uma comissão desse tipo, porque só agora possui funcionários celetistas a partir do concurso realizado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

“A busca da vigilância pela saúde do trabalhador é uma missão da Cipa e esse olhar será para todos os companheiros de trabalho. Tenham em mim um parceiro para colaborar na prevenção de acidentes do hospital”, destacou Homero Rodrigues. Como a Ebserh é uma empresa pública, enquadra-se no que estabelece a Norma Regulamentadora 5 (NR-5) em relação a quais instituições são obrigadas a constituir e manter a uma Cipa.

A presidente da Cipa, Maria Danúbia Dantas, também se pronunciou durante a sessão, agradecendo pela oportunidade e convocando todos ao trabalho. Organizadora do processo eleitoral para formação da Comissão Interna no HUAC- UFCG, a engenheira de segurança do trabalho Ana Paula Diniz afirmou, na ocasião, que os braços e os olhos dos integrantes da Cipa irão ajudar no trabalho do setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost). “Juntos, faremos um hospital melhor”, assegurou.   

 

TODOS A POSTOS

Organizado pelo Sost, o treinamento dos primeiros cipeiros do Hospital Universitário Alcides Carneiro foi realizado de 1º a 5 de outubro, tendo como facilitadores Evandro de Oliveira Lima, técnico de segurança do trabalho, e Jéssica Diniz, enfermeira do trabalho. “A gestão que já começa agora em outubro, após esse curso de 20 horas, estará apta a praticar o que aprendeu na teoria. Todos os integrantes da comissão foram muito participativos no treinamento”, comentou Evandro Lima.

Integrante da Cipa, Fabiana Souto é técnica de enfermagem e está entusiasmada para começar os trabalhos. Ela aprovou a capacitação recebida. “Estou gostando bastante, a equipe está bem diversificada e o conteúdo foi passado de uma forma bem clara. Nossa expectativa agora é começar a trabalhar e fazer a diferença”.

Essa motivação também é percebida em Ana Maria Cartaxo, fisioterapeuta. Ela acredita que o treinamento realizado para os cipeiros vai oferecer condições para o trabalho prático. “Com o aperfeiçoamento, poderemos, com certeza, elaborar algumas estratégias de atuação. O grupo é muito diversificado, então, as expectativas são muito boas”.  

 

REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS (Ebserh):

- Fabiana Vitoria de Souto - 1º titular (vice-presidente);

- Clarice Wanderley Pinto Brandão Porto - 2º titular;

- Milena Késsia Tenório Leopoldino - 3º titular;

- Ana Maria Cartaxo de Alencar - 4º titular;

- Rosinéa Lins de Araújo Carneiro – 1º suplente;

- Evandro Pereira Guimarães - 2º suplente;

- Emanoel Leite da Silva - 3º suplente;

 

REPRESENTANTES DO EMPREGADOR (Ebserh):

- Maria Danúbia Dantas de Carvalho - 1º titular (presidente);

- Leandro Bezerra Gomes - 2º titular (secretário);

- Ana Lícia Ribeiro da Silva - 3º titular;

- Danillo Menezes de Oliveira - 4º titular;

- Luiz Henrique Façanha Araújo - 1º suplente;

- Aldinelyson de Lima Fernandes - 2º suplente;

- Ronaldo Rodrigues Ribeiro Silva - 3º suplente;

 

REPRESENTANTE DO EMPREGADOR (UFCG):

- Antonio Bernardo Dias

 

 

Imagens:

Angélica Lúcio - Jornalista HUAC-UFCG