Notícias Notícias

Voltar

GEP encerra curso de metodologia científica e anuncia criação de grupo de estudo

PESQUISA

GEP encerra curso de metodologia científica e anuncia criação de grupo de estudo

Capacitação foi aprovada pelos participantes e segunda turma já está sendo organizada

Encerrado há poucos dias, o Curso de Metodologia Científica promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) vai dar novos frutos em breve, com a criação de um grupo de pesquisa. A solenidade de conclusão da primeira turma, que teve cerca de 50 participantes, contou com a presença do superintendente do hospital, Homero Rodrigues, além dos principais gestores da instituição.

Segundo a gerente da GEP, professora Alana Abrantes, o resultado dessa primeira turma foi muito bom. “Nossa avaliação é extremamente positiva e o feedback dado pelos próprios participantes também indica isso. A gente vê que foi um início, um embrião de um estímulo maior para que, realmente, o Hospital Universitário desponte na área de pesquisa e na área de extensão”, declarou.

Alana Abrantes acrescentou que, durante a capacitação, também foi vista a necessidade e a possibilidade de se criar um grupo de pesquisa no HUAC. “Ainda não foi definida a linha de estudos, mas, quando as primeiras pesquisas começarem, já iremos inscrever esse grupo no CNPq”, explicou, informando ainda que a GEP já está se programando para lançar a segunda turma do curso de metodologia. 

 

APROVAÇÃO

Participante do curso, a enfermeira Oneide Nascimento disse que esse tipo de capacitação era uma reivindicação de toda a comunidade do hospital. “Nós fomos atendidos quanto à necessidade de atualização nessa área, pois era algo que a gente precisava há muito tempo. A qualidade do curso foi maravilhosa, também os professores que ministraram os módulos. Isso nos estimulou a estar aqui todas as semanas, mesmo tendo que conciliar com uma agenda lotada, de muitas tarefas”, explicou. 

Quem também aprovou a realização do curso foi o cirurgião vascular Cristiano Cruz. “Foi um curso excelente! Uma iniciativa muito boa, porque tem muito material para fazer pesquisa aqui no hospital e, na verdade, existe pouca gente fazendo isso. Então, quanto mais gente for estimulada, vai aumentar a quantidade de pesquisas aqui no hospital”, afirmou.

O médico acrescentou que a capacitação promovida pela GEP apontou meios para se fazer pesquisa de qualidade na área de saúde. “O curso orientou sobre a metodologia, que existe muita norma específica, então não é só chegar e fazer. Os caminhos não são fáceis, mas também não é nada impossível”, concluiu.

Angélica Lúcio - Jornalista HUAC-UFCG