Notícias Notícias

Voltar

Sost divulga balanço da campanha de atualização vacinal no HUAC

SAÚDE DO TRABALHADOR

Sost divulga balanço da campanha de atualização vacinal no HUAC

Mais de 200 pessoas foram vacinadas e novas ações devem ser realizadas em 2019

Durante três dias, 219 pessoas (sendo 48 estudantes e 171 profissionais) foram imunizadas durante a campanha de atualização vacinal realizada no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande e à Rede Ebserh. As vacinas foram doadas pela Prefeitura Municipal de Campina Grande. 

A ação foi promovida pelo setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), na primeira semana de outubro. Segundo os registros, foram aplicadas 425 doses de vacina: 136 dT (diftéria e tétano); 120 hepatite B e 169 tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). O trabalho contou com o apoio de estudantes do curso de graduação em Enfermagem da UFCG.

“Mesmo com um número menor do que o esperado, provavelmente devido ao horário restrito, avaliamos de forma positiva a campanha, pois as pessoas puderam dar continuidade à vacinação, atualizando os seus cartões. O público foi bem diversificado, com presença de vários setores, e a gente pretende realizar novas ações desse tipo no hospital em 2019, fortalecendo a saúde dos empregados”, afirmou Jéssica Diniz, enfermeira do trabalho.

A estudante de Enfermagem Amanda Araújo, 22, achou muito importante a iniciativa de promover uma campanha de vacinação no próprio hospital. “Por falta de tempo, muitos profissionais deixam de procurar imunização e acabam desprotegidos. Então, dentro do próprio emprego, é bem mais fácil eles se imunizarem”.

Seu José Eugênio Nogueira é pintor, tem 71 anos e gostou muito da ação. “Acho necessária, para todos os seres humanos entenderem que é preciso tomar vacina”. Ele disse que a distância e a falta de tempo não devem ser motivo para as pessoas deixarem a imunização de lado, mas destacou que foi bom poder fazer isso no local de trabalho. 

Sobre a Rede Ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG está integrado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Vinculada ao Ministério da Educação, a estatal administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo, em parceria com as universidades, é aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

 

  

 

Imagens:

Angélica Lúcio - Jornalista HUAC-UFCG