Notícias Notícias

Voltar

HUAP CAMPUS II: visa ampliar o Hospital Universitário Antonio Pedro

projeto foi apresentado ao mec

HUAP CAMPUS II: visa ampliar o Hospital Universitário Antonio Pedro

O Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) necessita aumentar sua estrutura física, a fim de expandir suas atividades assistenciais com a melhoria do fluxo interno e a oferta de serviços à população, além de adequar sua infraestrutura. Para tanto, será utilizada a área do antigo terreno do INSS adquirido pela UFF, localizada próxima ao Huap, e onde funciona, provisoriamente, um estacionamento.   

O reitor da Universidade Federal Fluminense, UFF, Professor Sidney Mello, apresentou na última segunda-feira (13),  o projeto do “HUAP CAMPUS II” ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, MEC, Paulo Barone, em Brasília, ressaltando o fato de que, o projeto está alinhado às  necessidades da população, bem como às necessidades do Hospital e da formação profissional dos estudantes da área da Saúde.  

O superintendente do Huap, professor Tarcísio Rivello, destacou a atitude ética e histórica do reitor Sidney Mello, que considerou o pedido desse superintendente como relevante quando da justificativa da ocupação do referido terreno pelo Huap, até porque, foi através desta reivindicação que foi adquirido o referido terreno do INSS.

“Tratando-se de uma unidade hospitalar em constante transformação” ressalta a Gerência de Projetos e Obras do Huap, “será feito todo um planejamento para que a referida unidade cresça de forma ordenada e organizada, em acordo com órgãos fiscalizadores e usuários. O terreno possui 1.996 metros quadrados, com a possibilidade de serem construídos 9.980 metros quadrados, dando lugar a um edifício de dez andares, com varandas, jardineiras e um terraço”.

Pela proximidade ao prédio do Huap, o terreno é um ponto estratégico, e possibilitará a criação de um Centro de Reabilitação cardíaca e fisioterápica, um Centro de Diálise Crônica e Unidade de Coleta de Sangue para Análises Clínicas. Além de tudo isso, será possível ao Huap implantar uma unidade de Internação de Pacientes Crônicos e Cuidados Paliativos, uma das demandas do Huap, e a consequente redução da taxa de ocupação dos leitos da Emergência. Sem falar na possibilidade de ser criado espaço de  estacionamento de veículos.

A Universidade Federal Fluminense busca recursos para quitar o saldo restante da compra do terreno, R$4 milhões, e sensibilizar o MEC, para dar início ao projeto executivo. O orçamento inicial da obra é de R$45 milhões.      

 

Imagens: